Um homem identificado apenas como “China” e que participou do assalto à agência dos Correios de Itacajá na última sexta-feira, 10, foi morto após entrar em confronto com policiais militares.
Durante diligências, na manhã deste sábado, 10, no povoado Cartucho, no município de Goiatins, “China”, que morava em Araguaína e ainda estava escondido no matagal, foi localizado pela PM. Abordado, o criminoso reagiu com disparos de arma de fogo, no que os militares revidaram contra o criminoso. Foi prestado atendimento preliminar e o infrator conduzido para hospital em Itacajá, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito. Com “China” foi apreendido um revólver calibre 38.
A Polícia Militar já capturou quatro homens que participaram do assalto à agência dos Correios de Itacajá, além de mais um homem e duas mulheres que juntamente com um dos participantes do roubo, se preparavam para dar apoio a dois assaltantes no povoado Cartucho. Ao todo, sete envolvidos foram detidos pela PM por participação no crime.
O assalto aconteceu na noite da quinta-feira, 8, ocasião em que o gerente da agência dos Correios, juntamente com sua família, foi pego de refém por cinco homens que os forçaram a repassar dinheiro da instituição. O valor não divulgado.
Na fuga, já na manhã da sexta-feira 9, os infratores da lei saíram em direção a Araguaína-TO em dois veículos, um Renault Sandero, cor vermelha, onde estava a família do gerente e três dos assaltantes e uma caminhonete L200 logo atrás com o gerente e mais dois assaltantes, ocasião em que, pouco antes do povoado Cartucho, a caminhonete capotou, oportunidade em que o gerente conseguiu escapar fugindo pelo mato. O Sandero continuou a fuga, vindo a libertar a família do gerente numa estrada vicinal localizada na Jacubinha, em Araguaína.
A Polícia Militar foi acionada, realizou diligências e cercou toda a região através do Grupamento de Inteligência, do Grupamento de Rádio Patrulha, do COE – Comando de Operações Especiais de Araguaína e do GOC – Grupo de Operações com Cães de Palmas, mantendo cerco e levantamentos visando produção de conhecimento com intuito de subsidiar a localização e prisão dos envolvidos.
Os policiais militares conseguiram localizar e capturar o primeiro infrator da lei, homem de 21 anos, na manhã desse sábado, 10, na região do povoado Cartucho, município de Goiatins. Em continuidade às diligências, a PM conseguiu interceptar na Rua Boa Esperança, Setor Morada do Sol, em Araguaína, um veículo Fiat Pálio, cor preta, com dois homens e duas mulheres que supostamente estavam se preparando para dar suporte e resgatar os assaltantes que estavam na caminhonete que tombou.
A Polícia Militar constatou que um dos homens ocupantes deste veículo Pálio tinha participado do assalto e assim capturou também este segundo assaltante. Questionados acerca do assalto, um dos demais ocupantes informou que o terceiro assaltante se encontrava escondido em uma residência localizada na Rua São Pedro, Setor Vila Nova, onde os Militares conseguiram capturá-lo (homem de 24 anos que se encontrava de posse de um notebook de propriedade do gerente e que confessou sua participação no assalto).
Prosseguindo nas buscas, a Polícia Militar conseguiu localizar o quarto assaltante, homem de 19 anos, que também confessou ter participado do assalto. Ele estava escondido em sua residência localizada no Setor Patrocínio, em Araguaína-TO. Os sete envolvidos no crime e todo material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal, onde cada qual responderá à justiça conforme sua participação no assalto.
A Polícia Militar destacou que a atuação neste tipo de ocorrência é de se preservar vidas e aplicar a lei. “Infelizmente, nos casos em que há resistência por parte do cidadão infrator, seguindo os limites preconizados nacional e internacionalmente sobre utilização da força e arma de fogo, não restou outra alternativa senão preservar a integridade física da equipe. Informa também que já estão sendo adotadas as providências preliminares, conforme orienta a legislação específica”, disse a corporação em relação à morte do homem identificado como “China”.