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Planejamento pedagógico para 2022 é discutido em reunião na SEMEG

O problema da defasagem entre a idade do aluno e a faixa etária recomendada para o ano que ele está cursando, na chamada distorção idade-série, indicadores educacionais mais positivos e a alfabetização na idade certa estão entre os principais temas discutidos numa reunião realizada pela Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG). O encontro promovido pela gestora da pasta, Amanda Costa, é direcionado somente aos servidores da Diretoria de Gestão Pedagógica e terá dois dias de duração.

A atividade, que já estava no cronograma de ações da Secretaria, tem como objetivo ainda repassar a experiência adquirida pela gestora, durante a participação no ‘Encontro de Prefeitos e Prefeitas pela Equidade na Educação’, promovido pelo Centro Lemann de liderança em educação e que ocorreu, no município de Sobral (CE) no início do mês passado.

“Teremos pelos próximos dois anos um processo de formação dos diretores escolares da rede municipal da Educação de Gurupi, mas não é só para repasse, agora é o momento do planejamento para que com essa formação possamos sim, mudar os trilhos da Educação do município de Gurupi”, disse.

Em dezembro, a Secretária Amanda Costa e mais outros dois diretores de departamento da SEMEG participaram durante três dias, no município cearense, do encontro que reuniu autoridades de 57 municípios de todo o país para conhecer de perto a iniciativa da prefeitura de Sobral, que hoje é um case de sucesso na área da educação. Gurupi foi a única cidade no Tocantins e entre outras 56 em todo o Brasil a ser contemplada com o ‘Programa de Formação de Lideranças do Centro Lemann’ que vai ofertar o curso às redes municipais, a partir de fevereiro de 2022.

Transição

A reunião de planejamento pedagógico também foi inserida no cronograma de transição que vem sendo feito entre os gestores e contou com a presença do Vereador, Professor Davi Abrantes (PTB) que assumirá a Secretaria da Educação de Gurupi em fevereiro.

“Nós já tínhamos feito o planejamento de repasse de informações e organização para o ano de 2022. Então, há algumas questões que a Diretoria de Gestão Pedagógica precisa discutir, como em relação ao trabalho pedagógico que será desenvolvido nas escolas no decorrer do ano de 2022, a questão da distorção idade-série, a alfabetização na idade certa, que são pontos que precisamos definir sobre qual será a forma de serem trabalhados neste ano, visto que a Educação não pode parar independentemente de qualquer que seja a situação”, defendeu Amanda Costa.

Participou ainda da reunião, o Diretor de Gestão Pedagógica da SEMEG, Jônatas Barreto, além de coordenadores escolares e supervisores de ensino.

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