O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus em Gurupi informa que na madrugada desta segunda-feira (08) foi confirmada a quinta morte por Covid-19 de paciente do município.
Trata-se de um dos pioneiros da cidade, o senhor Iracy de Sousa França que se encontrava internado no Hospital Regional de Gurupi (HRG) e foi a óbito na madrugada desta segunda-feira, 08.
Essa já é a segunda baixa na Família França em menos de uma semana. A matriarca Ilarine da Costa França, mais conhecida como Dona Lalá, faleceu na sexta-feira (05), ambos são pais do jornalista e locutor Iran França que, neste momento de dor, recebe o carinho e a solidariedade dos colegas de profissão.
O pai do jornalista Iran França tinha 81 anos, e chegou a ser atendido, inicialmente, no dia 18 de maio na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com mal estar, tosse, baixa oxigenação e febre há 11 dias, e já apresentava pneumonia. Após a estabilização foi encaminhado para o Hospital Regional de Gurupi, onde ficou internado desde então na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI- COVID).
Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Gurupi já contabilizava outras quatro mortes por Covid-19, sendo um homem de 56 anos que faleceu no dia 09 de maio, uma mulher de 65 anos que faleceu no dia 24 de maio, um homem de 58 anos no dia 05 de junho e Dona Lalá mãe do Jornalista Iran França de 74 anos também no último dia 05.
O Comitê Gestor reforça o pedido a população gurupiense que se mantenha ainda mais alerta aos cuidados e as medidas de prevenção como isolamento social, distanciamento social, higiene pessoal e uso de máscaras, entre outros. A prevenção é a melhor forma de combater a transmissão do coronavírus.