Pesquisadores da região Sul do Tocantins que desenvolvem estudos científicos na área de saúde são avaliados por técnicos da FAPT

logo

Conecte conosco

Pesquisadores da região Sul do Tocantins que desenvolvem estudos científicos na área de saúde são avaliados por técnicos da FAPT

Com o objetivo de apoiar as atividades de pesquisa que visam o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação da área de saúde no Estado, o Governo por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) realiza acompanhando técnico dos projetos tocantinenses que foram financiados pelo Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) do Ministério da Saúde (MS). Como parte do cronograma de ação, várias visitas técnicas estão em andamento. Na região Sul do Estado o trabalho ocorreu com os pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) campus Gurupi.

A fim de conhecer o ambiente de trabalho dos pesquisadores da região, a Assessora Técnica de Programas e Projetos de Saúde da Fapt, Adriana Arruda, realizou visitas técnicas nos dias 03,04, de dezembro. A ação iniciou no Laboratório de Biomoléculas e Vacinas, onde ocorre a pesquisa intitulada “Análises da susceptibilidade a antibióticos de Bactérias Multirresistentes (MDR) isolada da Unidade Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional (HRG) do Estado”. O estudo é liderado pelo Professor Doutor em Biotecnologia, Alex Sander Carangussu da UFT – Gurupi.

A mestranda de Biotecnologia da UFT campus Gurupi, Wadylla Rodrigues, é integrante do grupo de pesquisadores que fazem parte do PPSUS. Ela revelou a alegria e riqueza de conhecimento que o estudo tem lhe proporcionado. “É gratificante fazer parte desse projeto contemplado pelo PPSUS, pois nos desperta a contribuir de alguma forma com a melhoria da saúde pública do Tocantins. É muito bom estudar num local que possibilita a estrutura necessária”, ressaltou.

Também foi visitado o Laboratório de Biologia Molecular onde é realizado o estudo “Desenvolvimento de formulações de inseticidas bioracionais para controle de mosquitos vetores de arbovirose do Estado”. O projeto é coordenado pelo Professor Doutor em Biologia Molecular e Mestre em Entomologia Agrícola, o engenheiro agrônomo, Raimundo Wagner que na ocasião explicou com detalhes a importância social do estudo para o combate à dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus e ainda citou a necessidade de parceria público privada para que o estudo não fique apenas na universidade e beneficie a sociedade.

A visita da Fapt se estendeu ainda ao projeto “Programa de Residência médica em saúde da família e comunidade que promove melhoria na atenção básica da saúde”. É coordenado pelo Professor Doutor em Ensino de Biociências e Saúde, Neilton Araújo de Oliveira e executado pela Mestre em Ciências da Saúde, Sávia Denise Herrera. A ação está sendo realizado com o apoio de bolsistas do curso de medicina da Universidade de Gurupi (Unirg).

“O trabalho de visitas aos locais de desenvolvimento dos projetos foi muito produtivo. Tivemos a oportunidade de conhecer o ambiente de estudo e a equipe de trabalho dos pesquisadores, composta por graduandos, mestrandos e doutorandos nas mais diversas áreas do conhecimento. Foi perceptível a desenvoltura e expertise dos mesmos em prol da ciência, tecnologia e inovação do Tocantins. Além disso, também observamos que os estudos têm grandes perspectivas promissoras no que tange a possibilidade de ações integradas entre entidades públicas e privadas”, explicou Adriana da Fapt.

Os estudos financiados pelo PPSUS que estão sendo desenvolvidos no Estado são considerados pesquisas prioritárias para a gestão descentralizada do Sistema Único de Saúde (SUS). Os projetos científicos têm prazo de dois anos e alguns estão prestes a serem concluídos. A meta dos pesquisadores é que o resultado de cada pesquisa científica se transforme em política pública. Mas para que isso ocorra, é necessário a integração entre academia e o legislativo estadual com a liberação de emendas parlamentares para que esses estudos saiam da Universidade e beneficiem a sociedade em geral.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA