Peritos do Instituto de Criminalística do Tocantins participam de treinamento do Sistema Hades

logo

Conecte conosco

Peritos do Instituto de Criminalística do Tocantins participam de treinamento do Sistema Hades

Peritos oficiais da Genética Forense, órgão ligado ao Instituto de Criminalística da Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO), participaram, nesta terça-feira, 2, de um treinamento para acessarem o Sistema Hades, que é um programa de gerenciamento da população carcerária do Estado.

O objetivo da capacitação, que ocorreu na Escola Superior da Polícia Civil (ESPOL), em Palmas, é a obtenção dos dados dos condenados no Sistema Prisional do Tocantins para futura coleta de material genético dos mesmos. O Sistema HADES foi desenvolvido pelo escrivão de polícia David Name Muradas.

O perito oficial Wanderson Santana Rocha explicou que está sendo feito o cadastramento da população carcerária do Estado no Sistema Hades e, dentro desse programa, foi criado um módulo de coleta de material genético/DNA dos condenados. Com isso, a equipe da Genáetica Forense deve ficar responsável por coletar esse material para identificação criminal, conforme determina a Lei 12.654/2012. Para isso, os peritos oficiais aprenderam sobre como acessar o Sistema, bem como fazer as inserções de informações no módulo de coleta de DNA.

De acordo com Wanderson, as coletas de dados realizadas devem servir para a criação de um banco de dados de perfil genético/ DNA dos condenados do Estado do Tocantins. “Assim, vamos ter um intercâmbio de informações genéticas com outros Estados da Federação e também com o banco de DNA nacional. Por exemplo, se uma pessoa comete um estupro no Tocantins, é condenado aqui e seu material genético for armazenado no banco de DNA e o mesmo vir  a cometer outro crime em outro Estado e for feita a extração de DNA, pode haver o cruzamento de informações genéticas”, explicou.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA