Período chuvoso no Tocantins não deve durar muito, diz especialista

logo

Conecte conosco

Período chuvoso no Tocantins não deve durar muito, diz especialista

Estado está sendo favorecido por dois fenômenos temporários. El Niño deve continuar a agir em fevereiro e março e atrapalhar as chuvas.

Cerca de 50% da média de chuva esperada para o mês de janeiro no Tocantins caiu nos últimos três dias. Segundo o Núcleo de Meteorologia da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), choveu mais de 200 mm e a média para este período é de 250 mm. Os dias chuvosos, entretanto, não devem durar muito, segundo afirmou o coordenador do núcleo, José Luiz Cabral.

“Nós estamos sendo favorecidos por dois fenômenos atmosféricos temporários: a zona de convergência de umidade e a de convergência do atlântico sul, que traz umidade da região amazônica e leva para oceano Atlântico. Isso porque o Tocantins fica bem no meio do caminho”, disse.

Segundo o pesquisador, o fenômeno El Niño continua atuando no país e vai voltar a prejudicar o período chuvoso no estado. “As chuvas têm sido um alento. Elas chegaram a média esperada para janeiro, mas o El Niño continua atuando. Ele foi prejudicial no primeiro trimestre do período chuvoso e vai continuar agindo nos meses de fevereiro e março”, afirmou.

Previsão
Em Palmas, a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) é de “céu encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas”. A temperatura mínima deve ficar entre os 23° e a máxima em 30°.

Parceiros:

Pro_2

 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA