logo

Conecte conosco

Pedalada Cultural Cooperativa reúne famílias e conta a história de Pedro Afonso

Mesmo com a chuva fina que caiu, dezenas de pessoas participaram na manhã deste domingo, 14, da III Pedalada Cultural Cooperativista, e percorreram os principais pontos históricos e turísticos de Pedro Afonso.

A saída ocorreu na sede da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), realizadora do evento. Depois de tomar um café reforçado, os participantes de diferentes idades fizeram o percurso que passou pelos seguintes locais: Avenida Ribeirão, Praça Ecológica IFTO, Avenida Pedro Mariano dos Santos, Praça Antônio de Sousa Aguiar, Igreja Santo Afonso, Rua Manoel Calafate, Rua 26 de Julho, Museu Histórico de Pedro Afonso Frei Rafael de Taggia, Sindicato Rural de Pedro Afonso, Loja Maçônica Estrela do Planalto nº 12, Praça Coronel Lysias Rodrigues, Rua Constâncio Gomes, Banco da Amazônia, Rua Anhanguera,  Igreja Matriz São Pedro, Rua Barão do Rio Branco, Tiro de Guerra 1100-4, Igreja Batista, Bancrévea Clube, Câmara Municipal de Pedro Afonso, Praça do Mangal, antigo Porto da Balsa do Rio Tocantins, Praça Professora Raimunda Cavalcante e Avenida Mestre Bento.

Durante o trajeto, a professora da Coed Rosane Pereira e o jornalista Fred Alves contaram um pouco da história de cada atrativo.

O passeio terminou na Coapa, onde foram sorteados vários brindes.

Satisfeito com o retorno do evento depois dele não ocorrer em 2020 devido à pandemia, o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, destacou que a realização da III Pedalada Cultural Cooperativista é um exemplo de como a cooperativa busca sempre estimular iniciativas que envolvam a comunidade. “É muito bom reunir as pessoas num momento que traz aprendizado e lazer. Ficamos felizes com a participação de famílias inteiras”, completou.

Quem participa da pedalada desde a primeira edição, como a técnica em enfermagem Reijane Alves da Costa, faz o que for preciso para estar presente. Neste ano ela pagou uma colega para tirar o seu plantão no Hospital Regional de Pedro Afonso e chegou cedo na concentração. “Participei das duas primeiras edições e por nada ficaria de fora esse ano. A pedalada é muito divertida e valoriza a história de Pedro Afonso”, afirmou.

Para Maria Silvana Ramos, agente de Desenvolvimento Cooperativista da Coapa e umas organizadoras do evento, a pedalada foi uma aula de civilidade, cooperativismo e história. “Na passagem os participantes foram aplaudidos por pessoas nas casas, em comércios, na rua”, comemorou.

Os participantes também fizeram um gesto de solidariedade ao doar absorventes higiênicos para a campanha “Cooperar Pela Vida”.

Apoio

Apoiaram a III Pedalada Cultural Cooperativista: Sistema OCB/Sescoop, Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coapa), Sicredi, Secretaria Municipal de Saúde, Ciclistas de Pedro Afonso, JN Informática, Ricardo Khouri, Supermercado Lemos, John Deere, Luiz Gilberto Ramos, Centro-Norte Notícias/Portal CNN, Ewerton Batista, Ervas MS e Supermercado Miranda.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.