A Unidade Agropecuária da Coapa segue com as atividades do projeto “Cria mais Coapa”, criado para melhorar a qualidade dos rebanhos, trazendo inovação e tecnologia aos pecuaristas de Pedro Afonso e região.
Neste mês, os médicos veterinários Ewerton Batista e João Marcos Donatti estão aplicando a técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) na Fazenda Trevo, em Itapiratins. A propriedade pertence ao cooperado Orlando Machado, pecuarista que trabalha com gado de cria, onde já faz uso das tecnologias como IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), Transferência de Embriões (TE) e Fertilização In-vitro (FIV).
Recentemente, os profissionais realizaram Protocolo de IATF em um lote de 100 animais avaliados. O primeiro lote já foi inseminado e o segundo lote protocolado será inseminado na próxima segunda-feira, dia 15.
Projeto
O “Projeto Cria Mais Coapa” inova na área de reprodução animal com tecnologias para melhorar a genética nos municípios onde a cooperativa atua.
Nele, o pecuarista investe na aquisição do sêmen e do protocolo hormonal. Já a Coapa oferece gratuitamente assistência técnica e consultoria especializada.
O sêmen usado no projeto pertence a touros provados da bateria de touros da empresa Alta Genética.