Aproximadamente 400 animais ocupam o espaço que conta com estrutura de 30 currais para gados de corte, 12 para gados de leite e 70 baias para ovinos e caprinos
Um dos grandes destaques do primeiro dia da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) foi o Pavilhão da Pecuária. O local abriga uma variedade de animais bovinos, ovinos e caprinos, que estão em exposição para os visitantes admirarem, conhecerem e também negociarem. A diversidade de raças e a qualidade dos exemplares apresentados são um reflexo do trabalho e dedicação dos pecuaristas da região.
No Pavilhão da Pecuária é possível encontrar bovinos de corte e leite (touro e vaca); ovinos da raça Santa Inês e Dorper (ovelhas); e caprinos dos tipos Saanen, Boer e Anglo (cabritos). Aproximadamente 400 animais ocupam o espaço que conta com estrutura de 30 currais para gados de corte, 12 para gados de leite e 70 baias para ovinos e caprinos.
Outro ponto forte do pavilhão são as políticas de certificação genética aplicadas nos animais que serão comercializados. O certificado possibilita a garantia da qualidade genética do animal, sendo um documento emitido pelo Governo Federal.
O agropecuarista José Luiz trouxe 10 touros, todos com certificação de superioridade genética. Os gados comercializados por ele possuem o certificado da marca do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) e ainda o certificado da ANCP (Associação Nacional de Criadores de Criadores e Pesquisadores). Essa é a quinta vez que José Luiz participa da Feira e para esse ano a expectativa é superar os anos anteriores, o que representa mais uma justificativa para expor animais de qualidade. “Estamos muito positivos. Nosso intuito é a prospecção, queremos mostrar uma genética de gado diferente e de qualidade”, afirma o agropecuarista.
Já a agropecuarista Carmélio Alcântara, trabalha com ovinos da raça Santa Inês. Ela participa há 15 anos da Agrotins e nesta edição fez questão de trazer as suas ovelhas para a comercialização. “Eu trouxe 12 ovelhas e tenho muita expectativa até o último dia da feira. Estamos há vários anos aqui, já que a Agrotins é uma vitrine, sempre nos sentimos otimistas”, completa.
No Pavilhão da Pecuária, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto as raças que se destacam no cenário agropecuário do Tocantins. Além disso, podem aprender mais sobre o manejo, seleção e melhoramento genético utilizadas pelos produtores. A exposição dos animais reflete o compromisso e a dedicação dos agropecuaristas em aprimorar suas criações e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário do estado.
O diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), José Américo, enfatizou a relevância do Pavilhão da Pecuária para o desenvolvimento do setor, fortificando ainda mais a missão e compromisso da Agrotins. “Esse pavilhão mostra a preocupação com o setor pecuária e com a economia do Estado. Esperamos que a comercialização seja bem maior do que no ano passado, pois nesse primeiro dia já vimos um bom movimento por aqui”, disse.
Agrotins 2023
Com o tema Compliance no Agro e objetivo de apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a agricultura sustentável, a maior feira agrotecnológica da região Norte do país, prossegue até o sábado, 20, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.
Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.