logo

Patrulha escolar é reativada na cidade de Gurupi

Depois de várias solicitações dos diretores escolares da cidade de Gurupi para a volta da Patrulha Escolar, a Polícia Militar reativou nesta segunda-feira, 20, as ações desenvolvidas pela Patrulha Escolar, em Gurupi. A reativação da patrulha escolar se dá após a otimização do efetivo.

EPE

1º Ten. Hilke e SGT – De Sá.

A Patrulha Escolar iniciou com três equipes que estarão visitando todas as escola municipais, estaduais e particulares a partir desta segunda-feira, 20. As equipes foram compostas pelo 1º Ten. – Hilke, Sub-Ten. – Vilton, SGT – De Sá, e CB – Erik. Sendo que duas equipes trabalharão pela manhã e uma no período vespertino.

O trabalho da Patrulha Escolar visa uma melhor integração entre Polícia e corpo docente das escolas, Polícia e alunos e ainda garantir a segurança dos alunos principalmente no momento da saída na questão de ameaças de um aluno com outro, questão de drogas nas portas das escolas, e ainda de ameaças de alunos a professores.

De acordo com o 1º Tenente Hilke, a implantação de uma frente específica para as escolas é essencial para atingir os objetivos propostos pelo projeto das Redes Comunitárias de Segurança (RCS). Este policiamento específico atuará como ferramenta de apoio, sendo responsável pelo suporte às coordenações disciplinares constituídas nas escolas, a partir das metodologias específicas.

Segundo o Orientador Educacional da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, Jonas Amaral, o trabalho da Patrulha Escolar é de suma importância e tem um efeito bastante positivo, pois é uma união da comunidade escolar com a polícia para reduzir a violência e a criminalidade nas escolas e nas suas proximidades. Seu objetivo principal é a PREVENÇÃO e, supletivamente, a repressão aos crimes e atos infracionais.

Para a diretora, também da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, Srª Iracilda Alves da Silva, afirmou que com as ações dos policiais militares dentro da escola a postura positiva dos alunos melhora e também auxilia na segurança interna e externa dos discentes e funcionários. Sabemos das muitas atribuições da Polícia Militar, mais queremos agradecer ao Comandante do 4º BPM da cidade de Gurupi pela iniciativa desse tão merecido retorno e aos componentes da equipe”. Explanou

Sobre a Patrulha

O comprometimento na segurança dos alunos, professores, funcionários e instalações dos estabelecimentos é o escopo do projeto que tem como meta a redução e até mesmo a extinção dos diversos problemas encontrados nas unidades escolares. O conceito de patrulhamento escolar vai além da simples ronda aos estabelecimentos de ensino nos horários de entrada e saída dos alunos, consistindo também em visitas periódicas a esses estabelecimentos, obedecendo a um cronograma próprio que visa estruturar a rotina de trabalho.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.