Por indicação do presidente da Assembleia, Antonio Andrade (PTB), a deputada estadual Valderez Castelo Branco (Progressistas) passou a integrar o Fórum Estadual da Educação (FEE-TO). A confirmação da parlamentar aconteceu em reunião da entidade nesta terça-feira, dia 26, em Palmas. O diretor da Escola do Legislativo, Homero Barreto Júnior, foi indicado como suplente.
Na ocasião, Valderez falou aos presentes sobre a importância da discussão com diversas entidades representativas, órgãos e instituições de ensino, sobre melhorias para a educação em nível estadual. Ela
colocou-se à disposição para auxiliar no que for preciso.
“Enquanto parlamentar, podem contar comigo para colocar emendas na Lei Orçamentária Anual (LOA), ou individuais, a fim de auxiliar nos trabalhos do Fórum. A gente pode ter saúde, infraestrutura e ações no meio ambiente, mas é por meio da educação, da capacitação e do conhecimento adquirido que tudo isso pode ser realizado por nossa gente”, completou.
Homero Barreto Júnior destacou a relevância da participação da Assembleia Legislativa. “O Fórum é muito importante na busca de melhorias para a educação de nosso Estado; e a participação da Casa é
fundamental nessas discussões. Por isso, estou muito feliz em fazer parte dessa entidade”, disse.
Também marcaram presença o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Jairo Mariano; o coordenador da FEE-TO, Allan Bitar; a prefeita de Guaraí, Lires Ferneda; técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-TO); representantes de instituições de ensino e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); entre outros.
FEE/TO
Instituído em 2011, o Fórum Estadual da Educação é um órgão de caráter permanente, composto por diversas entidades com o objetivo de avaliar e propor políticas públicas de Educação.
Durante seu período de atuação, tem servido como mediador entre os diversos setores da sociedade e o poder público. Entre as atribuições do Fórum está também o acompanhamento do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação do Tocantins.(Dicom – Com informações da Ascom/Valderez Castelo Branco).