Uma parceria importante entre a Prefeitura de Tocantínia e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi consolidada na manhã desta terça-feira (3), quando o prefeito da cidade, Manoel Silvino (SD), recebeu em seu gabinete, o coordenador do Internato Rural de Medicina daquela instituição, Nilton Vale Cavalcante, para oficializar o convênio que vai beneficiar a população tocantiniense.
O prefeito Manoel Silvino destacou a importância dessa parceria, que viabiliza a implantação do Internato Rural Integrado em Saúde (IRIS), no município, destacando que a iniciativa integra o legue de atividades inseridas no programa UFT Social, que objetiva a inserção da Universidade no contexto regional para contribuir com o desenvolvimento do Tocantins.
O projeto é constituído por seis grandes temas transversais: saúde e bem-estar, educação e cultura, cidadania e justiça, empreendedorismo e inovação, agricultura e meio ambiente e governança pública.
O coordenador do Internato Rural de Medicina da UFT, Nilton Vale Cavalcante, explicou que o IRIS levará atividades de estudantes de sete cursos de graduação: Medicina, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Teatro e Educação Física, além do Mestrado em Serviço Social.
Todas ações da UFT, serão realizadas em pareceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação, sendo que a primeira edição desse convênio da UFT com a prefeitura de Tocantínia terá duração de quatro meses.