Parceria entre Prefeitura e Casa de Prisão Provisória de Gurupi fortalece atendimento médico e odontológico aos detentos

logo

Conecte conosco

Parceria entre Prefeitura e Casa de Prisão Provisória de Gurupi fortalece atendimento médico e odontológico aos detentos

Restauração de consultório médico e odontológico na CPP resulta em melhores cuidados de saúde e ressocialização para a população carcerária.

A prefeita Josi Nunes, acompanhada pela secretária de saúde Luana Nunes e pelo diretor da Casa de Prisão Provisória de Gurupi (CPP), Marcelo Maciel, realizaram uma visita técnica à Unidade de Saúde Prisional do local. A comitiva explorou todos os anexos da CPP, focalizando a atenção nas melhorias realizadas no consultório médico e odontológico, que foram completamente restaurados graças a uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Gurupi.

Os atendimentos no local são conduzidos por profissionais da equipe de Atenção Primária do município, provenientes da Unidade de Saúde da Família (USF) Casego. A equipe diversificada engloba médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

“Aqui na CPP, nós temos parcerias com a secretaria de saúde e de educação. O objetivo é humanizar, é colaborar. Nós temos que estar colaborando município com Governo do Estado, governo com município, porque o nosso objetivo é o atendimento da comunidade onde ela estiver. Aqui nós temos os internos que precisam de dignidade, de assistência educacional e de saúde para esta população também”, destacou a prefeita Josi Nunes.

“Aqui nós estamos com a saúde trazendo desde o atendimento odontológico e também médico. Além disso, nós temos a parceria com a UnirG que vem trazendo acompanhamento psicológico e também com os acadêmicos de odontologia. Este atendimento aqui traz mais agilidade e segurança, tanto para os nossos detentos, quanto para nossa população. Então, o objetivo da saúde e da prefeita Josi, é justamente trazer esta dignidade para o atendimento e esta segurança para população”, explicou Luana Nunes, secretária municipal de saúde de Gurupi.

Os atendimentos na CPP são realizados semanalmente, com o propósito de atender a população local, que atualmente conta com 121 reeducandos. Esses serviços têm como meta primordial fornecer mais respeito e dignidade à população necessitada de ressocialização.

“Eu poderia elencar aqui vários pontos positivos desta parceria, devido à quantidade de internos que serão atendidos, a segurança da própria comunidade como foi falado pela secretaria, porque a parte mais vulnerável que a unidade tinha era esta movimentação externa de presos. Então, eu venho agradecer em nome do Governo do Estado e da Secretaria de Cidadania e Justiça esta parceria, tanto com a Secretaria Municipal de Saúde, quanto com a Secretaria Municipal de Educação, e parabenizar nossa prefeita por ser tão sensível. Todas as vezes que nós a procuramos, ela foi sensível e abriu as portas para ouvir a Unidade Penal de Gurupi”, ressaltou Marcelo Maciel, diretor da CPP de Gurupi.

“Eu acredito que a ressocialização dos reeducandos parte disso: dar uma educação, este tratamento de saúde porque eles necessitam disso. É o que nós estamos fazendo hoje, graças à prefeita e a esta educação e atendimento de saúde. Assim, eu tenho certeza de que a gente vai fazer o papel realmente que não é só o cárcere, mas sim trabalhar para inseri-los de volta à sociedade”, enfatizou Nara Rúbia Metza, analista pedagógica da CPP de Gurupi.

A visita contou também com a presença da chefe de gabinete da secretaria de saúde, Dani Prado, a coordenadora da atenção básica municipal, Emiliana Cruz Aguiar, a analista pedagógica da CPP de Gurupi, Nara Rúbia Metza, e outros assessores da pasta. Esta iniciativa colaborativa entre as autoridades locais, o sistema de saúde e a unidade prisional evidencia o compromisso em garantir o bem-estar e a reintegração dos detentos à sociedade.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA