Trabalhos começam nesta segunda-feira (11) e devem terminar em março do ano que vem. Cerca de 400 árvores devem ser plantadas por dia.
Com a temperatura alta em praticamente todo o ano, Palmas é uma das cidades mais quentes do país. Nos período de estiagem, o calor é ainda mais forte. Para amenizar a temperatura e melhorar a umidade, um projeto do município prevê o plantio de 30 mil mudas de árvores, em todas as regiões da capital. O número faz alusão à idade do município, que tem 30 anos. O ‘Muda Clima’ começa a ser executado nesta segunda-feira (11).
A previsão é que sejam plantadas 400 árvores por dia. A ação será realizada ao longo de 17 semanas e deve ser concluída no mês de março de 2020, para aproveitar o período chuvoso como fonte de irrigação natural para as novas árvores.
O trabalho será orientado por meio do Plano de Arborização de Palmas, que observará necessidades específicas de cada região da cidade, levando em consideração o tipo de atividade realizada no local, área residencial, comercial, de lazer, preservação ambiental, dentre outros.
“Serão arborizadas ruas, avenidas, praças, parques, próximo a instituições, condomínio. Vamos plantar de norte até Buritirana. Serão priorizadas as mudas nativas do cerrado, mas também espécies adequadas para arborização, como por exemplo, espécies menores que se adequam melhor a condição por exemplo de fiação elétrica e outras infraestruturas que existem no local”, explicou a presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente Meire Carreira.
Segundo o município, o estudo estima que uma região arborizada adequadamente pode apresentar diferença entre 3°C e 5°C no microclima, quando comparada a outra região pouco arborizada ou que seja desprovida de vegetação.
“Sabemos que as árvores oferecem diversos serviços ambientais, uma delas é o sombreamento e a melhoria do microclima. O próprio plano de arborização traz uma expectativa que áreas arborizadas podem ter uma diferença de temperatura de 3°C e 5°C, isso é muito significativo para Palmas. A intenção é que a gente possa no futuro ter uma cidade arborizada, com clima mais ameno e claro, ter a população também envolvida nesse movimento”, destacou a presidente.