logo

Conecte conosco

Pandemia do Novo Coronavírus revela fragilidade de pequenos Municípios diante de problemas complexos, avalia Jailton Bezerra

Secretário Executivo da ATM diz que grande maioria dos pequenos Municípios brasileiros necessita de ajuda de outros poderes para enfrentar o problema

O secretário Executivo da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jailton Bezerra, avalia que a pandemia do novo Coronavírus revela a fragilidade de pequenos Municípios diante de problemas de alta complexidade, que carecem das prefeituras a disponibilização de recursos financeiros, humanos e materiais.

Desequilíbrio financeiro

Segundo Jailton, os Municípios já viviam crise de desequilíbrio financeiro, e a atual situação de pandemia agrava ainda mais as finanças municipais. “São muitas as demandas atribuídas aos Municípios e os recursos não correspondem. Para agravar a situação, chega uma pandemia que exigirá muito dos Municípios”.

Medidas

As equipes de saúde precisam estar equipadas e preparadas para enfrentar a questão e, diante dessa atribuição, Jailton defende as prefeituras. “As gestões locais precisarão receber complementos financeiros em recursos já existentes na área da saúde, para a aquisição de insumos, EPI (Equipamentos de Proteção Individual), e ampliar suas ações de Comunicação Social para orientar as comunidades locais, além de capacitar servidores”.

Pedidos aos poderes

O secretário Executivo apóia e defende as medidas solicitadas pelo movimento municipalista aos Poderes da República. Dentre elas, estão à liberação de incremento financeiro emergencial à atenção primária de saúde; apoio financeiro garantidor de patamar mínimo do Fundo de Participação dos Municípios; medida provisória prevendo a flexibilização dos recursos destinados à saúde; liberação imediata via Medida Provisória dos recursos parados em contas antigas vinculadas à área da Saúde, entre outras solicitações. Clique aqui para visualizar todas as medidas pedidas.

O documento foi endereçado à presidência da República, ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados, ao Supremo Tribunal Federal, ao Tribunal de Contas da União, aos Ministérios da Economia, Saúde, Cidadania, Casa Civil e Secretaria de Governo.

Emendas parlamentares

Jailton comenta a ação positiva de parlamentares em Brasília que têm manifestado interesse em liberar emendas para a saúde dos Municípios. “Importantíssima e louvável a atitude dos parlamentares em buscar liberar as emendas para a Saúde do Tocantins, seja diretamente ao Estado e/ou Municípios. Pois mesmo que sejam enviadas ao Governo Estadual as ações e estratégias chegarão aos governos e as comunidades locais”, disse.

Por fim, Jailton lembra a importância das pessoas higienizarem suas mãos e incentiva e recomenda o isolamento social.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA