O Tocantins é o único Estado da Federação que não registrou nenhum óbito por Covid-19
Subiu para sete o número de pacientes recuperados da covid-19 em Palmas. Dos 16 casos registrados na Capital, oito permanecem em isolamento domiciliar, sete já receberam alta e apenas uma paciente segue internada em hospital particular. Nenhum óbito causado pelo novo coronavírus foi registrado no Tocantins.
Transmissão
Segundo o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas), dos 16 casos confirmados em Palmas, três foram infectados no exterior, seis contraíram o vírus em outros estados brasileiros e outros seis tiveram contato com moradores de Palmas que estavam infectados.
Investigação
O caso mais recente, diagnosticado no último domingo (12), está sendo investigado pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) por suspeita de ser a primeira transmissão comunitária do vírus no Estado.
UTI
De acordo com o último boletim médico divulgado nesta segunda-feira (13), é grave o estado de saúdeda paciente que segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da capital.
Estado
O Laboratório Central de Saúde Pública realizou 15 testes nesta segunda-feira (13) e todos deram negativo para coronavírus. Com isso, o Tocantins segue contabilizando 26 casos nos municípios de Palmas (16), Araguaína (6), Gurupi (1), Dianópolis (1), Paraíso do Tocantins (1) e Cariri do Tocantins (1).
Vacinação contra a Influenza
Começa na próxima quinta-feira (16) e segue até o dia 8 de maio, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A imunização foi antecipada este ano para diminuir a incidência de síndromes gripais e auxiliar os profissionais da Saúde a descartarem a Influenza durante a triagem para diagnósticos de casos de Covid-19, pois muitos já estarão imunizados contra a gripe.
Os grupos da segunda etapa são os profissionais de forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores).
A imunização será realizada nas 32 salas de vacinas dos Centros de Saúde da Comunidade de Palmas (CSCs). Além disso, vão ser montados pontos de vacinação na Casa de Prisão Provisória de Palmas e no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins, especificamente para atender aos públicos ligados a essas instituições.