O Cantador de Cordel, produzido e dirigido pelo festejado jornalista e escritor Zacarias Martins, da Academia Tocantinense de Letras
O rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, ocorrido no dia 25 de janeiro deste ano e que resultou em um desastre de grandes proporções, considerado como um desastre industrial, humanitário e ambiental, com mais de 200 mortos e cerca de 93 desaparecidos até então, serviu de pano de fundo para a publicação do livro de literatura de cordel intitulado de Brumadinho em Cordel e a Súplica de um Padre, de autoria do poeta e cordelista Antônio Farias, o popular Palmares, tendo como coautor o padre Vilmário Soares Lustrosa.
O lançamento do livro acontece neste sábado (17), com início previsto para as 19h30min, no Salão Paroquial Don Alano, localizado ao lado da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Gurupi, quando os autores estarão recebendo seus convidados durante uma sessão de autógrafos.
Esse projeto literário marca o ingresso de padre Vilmário no universo literário. Já Palmares, é um cordelista veterano, com dezenas de livros de cordel já publicados. Ele integra o quadro de Membro Efetivo da Academia Gurupiense de Letras.
Em 2011, o poeta foi o personagem principal do documentário Palmares – O Cantador de Cordel, produzido e dirigido pelo festejado jornalista e escritor Zacarias Martins, da Academia Tocantinense de Letras, onde é mostrado a trajetória artística de Palmares e sua superação nos estudos que possibilitaram até a cursar uma faculdade.