A ação faz parte da mobilização do dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, que este ano tem como tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”
Com o objetivo de alertar crianças e adolescentes sobre as consequências do trabalho infantil, a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com o Fórum Tocantinense para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem (Fetipa), promove desta segunda-feira, 3, até a quinta-feira, 6, palestras de esclarecimento sobre o Plano de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
A ação faz parte da mobilização do dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, que este ano tem como tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”.
A Escola Estadual Beira Rio, de Luzimangues, que atende cerca de 1.350 alunos, foi a primeira instituição de ensino a receber a palestra esta semana. Na ocasião, a estudante do 9º ano, Ana Clara Gomes, de 15 anos, apresentou um poema de sua autoria sobre a exploração do trabalho infantil. O diretor da escola, Emerson Nogueira, falou da importância da explanação para os jovens estudantes. “Muitas vezes a criança e o adolescente nem mesmo sabem que o que está acontecendo com eles é uma forma de exploração, por isso é importante alertá-los”, destacou o diretor.
Da secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, o palestrante Vanderli Cândido de Jesus explanou sobre os diversos modos de exploração do trabalho infantil e mostrou dados estatísticos, alertando para as consequências dessa forma de exploração. “A exploração da criança e do adolescente deixa sequelas que podem durar a vida toda; e esses impactos não atuam só na saúde, mas na educação e em todos os outros aspectos”, ressaltou.
A programação continua nesta terça-feira, 4, na escola Dom Alano. Na quarta-feira,5, será a vez da escola Liberdade, no Aureny III, e na quinta-feira, 6, a palestra será na escola Almirante Tamandaré.
PETI
Criado pelo Governo Federal, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é uma iniciativa que visa proteger crianças e adolescentes, menores de 16 anos, contra qualquer forma de trabalho, garantindo que frequentem a escola e atividades socioeducativas.
Seu objetivo principal é erradicar todas as formas de trabalho infantil no país, em um processo de resgate da cidadania e inclusão social de seus beneficiários. O programa oferece auxílio financeiro, por meio de cartão magnético, pago mensalmente pela Caixa, à mãe ou ao responsável legal do menor.