A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) realizou o segundo dia de programação do III Encontro de Mulheres Municipalista, nesta quinta-feira, 09, no auditório da entidade, em Palmas.
Na ocasião, palestrantes repassaram conhecimento e orientações em favor do empoderamento feminino. O evento da ATM tem o objetivo de estimular a maior participação de mulheres na política e nos espaços de poder e de administração.
A primeira a palestrar foi Milena Andersen Lopes, prefeita de Vargem (SC) e presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM). “As mulheres tem a intenção de transformar a sociedade. Nisso, tentamos despertar nelas a importância de ocuparem os espaços de decisão e poder, para juntamente com os homens, fazermos uma sociedade mais justa e feliz”, disse. Santa Catarina tem 295 municípios, sendo que 30 deles são administrados por mulheres.
Imagem e presença no digital – Graziela Guardiola, jornalista e CEO da Precisa Assessoria de Comunicação e Clipping, lembrou que diversas mulheres presentes nas administrações locais cuidam da imagem do esposo, do órgão que ocupam, mas esquecem de cuidar da sua autoimagem. “Ela acaba por esquecer de cuidar dela, do marketing pessoal dela, que é mostrar para a população as habilidades, as competências dela para permanecer naquele cargo, ou galgar outros cargos, para continuar contribuindo com aquela comunidade. Cuidar da imagem, da comunicação, dos comportamentos, e principalmente dessa presença digital é muito importante”.
Comunicação – Maju Cotrim Jacob, jornalista e Editora Chefe do portal Gazeta do Cerrado, ressaltou a importância de se ter a comunicação como aliada no processo de construção da trajetória de gestora e política. “A minha missão como comunicadora negra é pensar sempre como a comunicação pode potencializar os mandatos e os propósitos de quem quer entrar na política. E como o fortalecimento da identidade feminina, e como a construção dessa trajetória está ligada a isso. Então, a comunicação através de várias ferramentas e posturas é uma grande aliada na construção das lideranças femininas”.
Pilares – Zaylla Zaydam, empresária, treinadora e especialista em experiência do cliente e gestão do tempo, apresentou pilares fundamentais para que as mulheres possam alcançar seus objetivos. “Eu acredito que precisa ser uma mulher estrategista, ou seja, com inteligência emocional, gestão do tempo e organização. Acredito que com esses três pilares nós conseguimos alcançar vários lugares, inclusive de liderança na política, com sabedoria, encontrado seu lugar e seu posicionamento”.
O III Encontro de Mulheres Municipalistas foi encerrado nesta quinta-feira, 09, e teve a presença de centenas de mulheres, dentre prefeitas, vice-prefeitas, primeiras-damas, vereadoras e secretárias Municipais de Assistência Social, público alvo do evento.