Palestra sobre a avaliação da aprendizagem como indutora de políticas públicas abre segundo dia de seminário

logo

Conecte conosco

Palestra sobre a avaliação da aprendizagem como indutora de políticas públicas abre segundo dia de seminário

O segundo dia do seminário ‘Das políticas públicas à sala de aula: currículo e avaliação no contexto da pandemia’ realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes foi aberto nesta quinta-feira, 27, com a palestra “A avaliação da aprendizagem como indutora de políticas públicas nos sistemas de ensino”, ministrada por Malvina Tuttman.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense e com experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, Malvina é ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na palestra, ela chamou a atenção para a importância da avaliação no cotidiano na escola.

“Não podemos tirar um dia, parar para realizarmos uma avaliação. A avaliação deve acontecer na prática cotidiana, à medida que as ações são executadas, olho no olho, quando olhamos para um estudante e percebemos que tem algo de diferente, que ele está triste. A avaliação é fundamental e deve servir de indutora de política para as escolas, para os municípios e, nacionalmente, e isso deve ser feito de forma sistêmica e horizontalizada”, apontou.

Ela destacou ainda que não se trata de uma avaliação de ranqueamento de escola. “A avaliação deve assumir um papel de indutora de ações, de políticas, tanto na escola, por meio de seu Projeto Político Pedagógico, quanto nos sistemas educacionais – municipais, estaduais e federal. A avaliação tem uma função diagnóstica que vai resultar em políticas educacionais”, destacou.

A palestra “A avaliação da aprendizagem como indutora de políticas públicas nos sistemas de ensino” foi mediada pela superintendente de Educação Básica, da Seduc, Amanda Pereira, que chamou a atenção para a importância da presença no cotidiano das unidades de ensino para se ter um processo avaliativo com resultado, ou seja, uma avaliação feita por quem vive a educação.

Seminário

O seminário ‘Das políticas públicas à sala de aula: currículo e avaliação no contexto da pandemia’ iniciou na quarta-feira, 26, e encerra na tarde desta quinta-feira, 27. Ao longo dos dois dias, as atividades estão sendo realizadas por meio da TV Seduc Tocantins, na página oficial da Seduc no YouTube. A abordagem dos temas ligados às políticas e processos avaliativos aponta para a realidade das escolas no período da pandemia do Covid-19 e pós-pandemia, sendo assim uma importante ferramenta de preparação dos profissionais da Educação nesses cenários.

A ação é destinada aos gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores das redes estadual, particulares e municipais de educação, equipe técnica da Seduc e das Diretorias Regionais de Educação.

Programação

14h – ‘Indicadores educacionais como instrumento de avaliação e adequação do planejamento escolar’ – José Francisco Soares (ex-presidente do Inep). Mediador: Jhonata Moreira (gerente de Currículo e Avaliação e Aprendizagem, da Seduc.

15h30 – ‘Habilidades socioemocionais e o retorno às aulas’ – Marialba Carneiro (especialista em Gestão Educacional) e Ladislau Ribeiro (prof. Dr. da UFT). Mediadora: Judite Elizabeth (Undime/TO).

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA