Depois do Outubro Rosa para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, a Prefeitura de Talismã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, com muito sucesso, a Campanha Novembro Azul, destinada aos homens do município, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata.
A culminância da campanha em Talismã, ocorreu na noite de quinta-feira (28), na Feira Coberta da cidade, onde foi servido um jantar aos homens assistidos por essa ação durante o mês.
O prefeito de Talismã, Diogo Borges Araújo Costa, deu as boas-vindas aos presentes e destacou o empenho da administração municipal de sempre buscar mecanismos que possibilitem oferecer à população um serviço de atendimento na área de saúde mais digno para todos.
Diogo ainda informou que durante o Novembro Azul, em Talismã, cerca de homens foram atendidos pelos profissionais da Secretaria de Saúde e tiveram sangue coletado para a realização do exame PSA, que diagnostica possíveis alterações na próstata e, além disso, foram feitos testes de glicemia e verificação da pressão arterial.
Alerta
Já a secretária de Saúde do município, Jussicleide Borges Araújo, alertou os presentes sobre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata. Segundo ela, aspectos hereditários, idade e estilo de vida são os mais comuns. Ela lembrou que dados recentes de pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que a cada 40 minutos, o câncer de próstata mata um homem, e a cada 7,6 minutos alguém é diagnosticado com a doença. Só este ano, o número aproximado de novos casos, até agora, é de cerca de 70 mil.
Palestra e show de humor
O ponto alto dessa confraternização masculina proporcionada pelo novembro Azul, foi a palestra motivacional seguida do show de humor com o artista Vinícius Martins.
De uma forma lúdica, mas sem fugir do tema central, Vinícius explicou que não há espaço para o preconceito hoje, e que via com muita simpatia as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Talismã na prevenção e no combate ao câncer de próstata.
“O humor é válido porque estimula a conversa, a divulgação da mensagem. Falem sobre o câncer! Antes nem piada se fazia”, refletiu Vinícius, que foi muito aplaudido.