Palestra de Damião Rocha abre a Formação Continuada da Rede Municipal de Educação de Tocantínia

logo

Conecte conosco

Palestra de Damião Rocha abre a Formação Continuada da Rede Municipal de Educação de Tocantínia

Com palestra do professor Damião Rocha, que  teve como tema Perspectiva de boa escola: uma reflexão sobre a vivência e choque de gerações no ambiente escolar, aconteceu na noite de quarta-feira (31),  a abertura oficial da Formação Continuada  da Rede Municipal de Educação de Tocantínia.

O palestrante é Pós-Doutor/UEPA. Doutor em Educação/UFBA. Mestre em Educação Brasileira/UFG. Docente do Doutorado em Educação na Amazônia – Rede EDUCANORTE. Docente do PPGE/UFT. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação UFT e Pesquisador do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia: UEPA,UFRN, UFT (Procad/2018).

Durante sua  palestra, Damião Rocha exortou aos professores da necessidade  de se compreender  que é preciso    fazer com que alguns  elementos  do cotidiano dos alunos, como aparelhos celulares, tabletes e outros aparatos tecnológicos,  precisam estar inseridos dentro do processo de ensino-aprendizagem,  justificando que aprender  implica em significado,  e  que só se consegue despertar o prazer  do aluno em aprender se essa aprendizado está carregado de significado.

Damião Rocha entende que  para os alunos de hoje,  é preciso que os elementos do dia-a-dia deles estejam presentes no processo de ensino-aprendizagem para que eles sintam-se  atraídos e vejam sentido em aprender.

O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, destacou a palestra de Damião Rocha como extremamente positiva, já que o palestrante, de forma magistral, fez uma abordagem lúcida e bem fundamentada sobre a importância do professor compreender que a geração atual dos alunos não é mais a mesma que foi vivida pelo professor, quando este tinha a mesma idade.

A palestra do professor Damião Rocha,  de acordo com  André Goveia,  foi mais uma provocação a todos os professores, integrantes da Rede Municipal de Educação de Tocantínia, no sentido de é preciso  sair da zona de conforto e repensar uma nova didática, uma nova metodologia e novas práticas atualizadas de ensino- aprendizagem,  tendo em vista o momento oportuno de adesão e inserção   à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A Formação Continuada  da Rede Municipal de Educação de Tocantínia prossegue até sexta-feira (2), com várias atividades.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA