Serviço dispõe de uma equipe multiprofissional que acompanha em média 160 pacientes por mês, só em Palmas
O Programa Melhor em Casa, ligado ao Hospital Geral de Palmas (HGP), por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), ampliou o horário para beneficiar os pacientes no período noturno e segue contribuindo para desafogar os hospitais de emergência e proporcionar um atendimento mais humanizado e no aconchego do lar. O serviço dispõe de uma equipe multiprofissional, formada por clínicos gerais, pediatras, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, fisioterapeutas e outros, que acompanham, em média, 160 pacientes, por mês, em Palmas.
“Nosso objetivo principal é melhorar a assistência, e agora, com medicação de 8 em 8 horas, podemos contribuir ainda mais na desospitalização segura do paciente. O Programa Melhor em Casa busca proporcionar qualidade de vida ao usuário do Sistema Único de Saúde. Os pacientes são de média complexidade que necessitam da assistência da equipe multidisciplinar com maior constância e ao mesmo tempo desocupar leitos e evitar que ele volte para a unidade hospitalar recebendo tratamento no conforto do da sua casa. Cerca de 98% dos pacientes atendidos pelo programa são desospitalizados do HGP. Os demais são oriundos de outras unidades hospitalares que possuem leitos do Sistema Único de Saúde”, explicou a coordenadora do serviço, Maria das Graças Rios.
Marcela Guedes conta que seu pai de 82 anos é um dos pacientes beneficiados com este novo horário. “O atendimento noturno veio facilitar o cuidado e contribuir para qualidade de vida, já que ele é um paciente com estágio da doença avançado. Meu pai recebe toda assistência em casa e isso faz com que não necessite ir ao hospital, evitar contrair outras doenças devido a sua imunidade. Muito bom contar com este suporte noturno da equipe do programa”, declarou.
Como ter acesso
Para que o paciente possa ser admitido no Serviço de Atenção Domiciliar é necessário sua prévia concordância e de seu familiar ou de seu cuidador, com assinatura de termo de esclarecimento e responsabilidade, além da solicitação do médico que o assiste no hospital. Caso o usuário esteja em casa e necessite de acompanhamento é necessário levar ao SAD a solicitação do médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) da família que presta assistência ao paciente. Para mais informações, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou ligar no telefone 3218-1059.