Pacientes da urgência e emergência internados no Hospital Regional de Miracema (HRM) que precisam dos serviços de odontologia hospitalar tem atendimento garantido na unidade, que é referência para os municípios de Miranorte, Lajeado, Tocantínia, Rio dos Bois e Rio Sono.
A saúde bucal colabora para a prevenção do agravamento ou instalação de doenças que possam surgir de problemas bucais e que podem influenciar no tempo de internação. Ela também é importante para a resposta ao tratamento médico no hospital, além de reduzir custos para o sistema de saúde.
A odontóloga Marina Duarte, responsável técnica pelo setor de Odontologia Hospitalar, lembra que a diminuição de infecções hospitalares é uma questão de saúde pública e a prática da odontologia pode contribuir para o tratamento, “A rotina hospitalar do Hospital de Miracema consiste na avaliação odontológica das internações, atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE), acompanhamento diário de grupos prioritários, pareceres odontológicos, atendimento de urgência no pronto-socorro, avaliação na maternidade, teste da linguinha e estudos de caso”, explicou.
Beatriz Rodrigues de Souza, sobrinha da senhora Perpetua Florentina de Souza, acompanhou a tia na cirurgia odontológica feita no Hospital de Miracema. “Minha tia chegou aqui sofrendo muito com problemas dentários, e o fato dela ser cadeirante acabou dificultando o tratamento, mas agora ela já está bem melhor”, afirma. O cirurgião dentista que realizou o procedimento, Marcos Emilio, explica que no caso da paciente foi necessária a extração de dentes para eliminar focos infecciosos.
Estatística
A equipe atua desde novembro de 2013 e no de 2015 foram realizadas 3.063 avaliações odontológicas, 310 consultas de urgência, 447 testes da linguinha. Já neste ano, até o mês de junho, foram realizadas 1.480 avaliações, 176 consultas de urgência e 256 testes da linguinha.
Os principais procedimentos dos pacientes submetidos a acompanhamento odontológico são busca ativa para diagnóstico precoce e prevenção de câncer bucal, foco dentário infeccioso e avaliação do freio lingual. A equipe também trabalha com a avaliação da cavidade bucal de recém-nascidos para detecção e tratamento de alterações, promoção do aleitamento materno exclusivo, orientações de saúde bucal às puérperas e cuidados de higiene bucal a pacientes acamados.
Odontologia hospitalar: o que é?
A odontologia hospitalar pode ser definida como o conjunto de ações preventivas, diagnósticas, terapêuticas e paliativas em saúde bucal, executadas em ambiente hospitalar de acordo com a missão do hospital e inseridas no contexto de atuação da equipe multidisciplinar.