Comemorando 10 anos de implantação nesta quarta-feira, 10, a Ouvidoria Estadual da Saúde atua como instrumento de gestão pública e controle social para a defesa do direito à saúde e do aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo SUS.
Das 1.028 demandas registradas em 2016, 81,3% foram resolvidas, ou seja, 836, entre elas solicitações, reclamações, elogios, informação, sugestão e denúncias. As demais continuam em andamento.
Os dados foram contabilizados pela ouvidoria que funciona na sede da Secretaria de Estado da Saúde. Nos 18 hospitais do Estado, existem outras sete ouvidorias: Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital e Maternidade Dona Regina (GMDR), Hospital Infantil de Palmas (HIP) e os Hospitais Regionais de Araguaína, Augustinópolis,Gurupi, Paraíso. A previsão é que até o fim de 2018 seja implantado o setor em todas as outras unidades.
“A ouvidoria da Saúde tem como princípio sensibilizar o cidadão sobre o direito de ter acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, bem como auxiliá-lo a resolver problemas junto aos órgãos de saúde”, frisou a gerente de Ouvidoria, Luciene Machado Pereira Vasconcelo.
A gerente enfatizou ainda que ao fornecer informações sobre o trabalho realizado por uma instituição, a Ouvidoria possibilita ao cidadão: enumerar falhas; sinalizar necessidades; sugerir alternativas e reafirmar os bons serviços prestados pela instituição.
Para registrar qualquer demanda, por meio dos canais de atendimento, o cidadão deve ligar no 0800 642 7200, ir pessoalmente ao setor ou encaminhar email para o[email protected].