O empresário gurupiense Oswaldo Stival Júnior receberá o Colar do Mérito Governador Siqueira Campos em sessão solene do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) na tarde desta quinta-feira, 08, pelos relevantes serviços prestados ao Tocantins. Diversas autoridades e personalidades públicas receberão honrarias em comemoração aos 29 anos de criação do órgão.
Durante a solenidade, marcada para às 15 horas no auditório do TCE, em Palmas, o procurador Zailon Miranda Labre Rodrigues será reconduzido ao cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas, para o biênio 2018/2019. Zailon foi escolhido pelo governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda, a partir de uma lista tríplice, em audiência realizada no Palácio Araguaia, no mês de novembro de 2017.
O procurador é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, além de possuir especializações em Direito Processual Civil, Direito Penal e Processo Penal. Durante sua trajetória, exerceu advocacia autônoma e cargos públicos como: assessor jurídico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO); consultor técnico da Secretaria de Segurança Pública e auditor de rendas da Secretaria da Fazenda do Tocantins.
Biografia
Oswaldo Stival Júnior, brasileiro, empresário, nascido em 05 de maio de 1965, natural de Goiânia (GO), graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), filho de Oswaldo Stival e Edith Peixoto Stival. Casou-se com Andrea Noleto de Souza Stival, em 23 de abril de 1988 e, desta união, nasceram os filhos João Victor Noleto Stival e Marco Túlio Noleto Stival. Em 1987, iniciou seus investimentos no Tocantins.
Do ano de 1987 a 1994 esteve à frente do Frigorífico Friguaçu, em Araguaçu (TO). Agropecuarista no Tocantins, juntamente com sua esposa e os filhos, desde 1992, Oswaldo Stival Júnior se tornou selecionador de Nelore P.O. (Puro de Origem). Mudou-se para Gurupi (TO), junto com sua família, em 1995.
No ano de 1998 nasceu a Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu) e ele se estabeleceu como um dos associados. Em 2005, instituiu o Programa Sociambiental Cooperar da Cooperfrigu, que em 2017 comemorou 13 anos de existência, para promover integração, socialização, capacitação aos colaboradores e comunidade em geral e demonstrar a preocupação socioambiental da Cooperativa. No dia 06 de dezembro de 2002, recebeu da Câmara Municipal de Gurupi o título honorífico de cidadão gurupiense.
Entre os anos de 2005 e 2009 foi vice-presidente da Associação das Empresas do Parque Agroindustrial de Gurupi (Acepaig). No biênio 2015/2016 exerceu a função de conselheiro consultivo na Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG). Em 22 de março de 2016, recebeu moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Gurupi pelas atuações e representações institucionais levando o nome de Gurupi e de toda região sul do Tocantins para o país e fora dele.
Atualmente, exerce os cargos de presidente da Cooperfrigu, presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados do Estado do Tocantins (Sindicarnes/TO), desde 2013, e vice-presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), desde 2016.