No mês de setembro o Clube de Leitura do Sesc escolheu para debater o livro “Os Miseráveis”, de Victor Hugo (1802-1885). O encontro será realizada mais uma vez de forma on-line e a participação é gratuita.
O Clube de Leitura acontece às 19h no dia 24 de setembro pela plataforma Google Meet. Ação realizada pelo Sesc Tocantins, por meio da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura do Centro de Atividades da 502 Norte, tem como objetivo promover o livro e incentivar a leitura. Informações pelo telefone (63) 3212-9940.
Os Miseráveis – resumo
O livro é sobre a história de um homem que, por causa de um erro cometido na juventude, sofreu pelo resto da vida. A saga de Jean Valjean se passa na França, na época revolucionária do final do século XVIII e início do XIX, quando monarquistas e republicanos se degladiavam nas ruas. Um romance com personagens marcantes, como o inspetor Javert, que passa a vida perseguindo Valjean, e Cosette, cuja história de amor enfrenta as inúmeras armadilhas que o destino impõe. Uma obra-prima do Romantismo.
Sobre o autor
Victor Hugo (1802-1885) é uma das mais celebradas personalidades francesas. Foi pensador, crítico, poeta, dramaturgo, romancista, político e artista plástico. Autor de um sem número de poemas, romances engajados, peças de teatro, ensaios críticos sobre literatura e dramaturgia, além de escritos políticos, seu vasto legado intelectual transformou-o, ainda em vida, em um herói nacional.
Expoente do romantismo francês, a obra e a vida pública de Victor Hugo foram dedicadas a temas como a desigualdade social e a luta em prol dos direitos civis.
Natural de Besançon, cidade no leste da França, Victor-Marie Hugo nasceu em 26 de fevereiro de 1802. Seu pai, o conde Joseph Léopold-Sigisbert Hugo, era general das tropas de Napoleão Bonaparte. Sua mãe, Sophie Trébucher, por outro lado, era monarquista.
O autor foi um escritor de múltiplos gêneros e de sucesso reconhecido em sua época, ganhando diversos prêmios, tornando-se membro da Academia Francesa e publicando também revistas e textos jornalísticos. Foi também artista visual, mas seus mais de quatro mil desenhos nunca foram expostos durante sua vida, sendo ainda pouco conhecidos do público em geral. (Com informações do site:
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/victor-hugo.htm)
Livros em discussão até novembro
Os livros a serem discutidos no Clube de Leitura do Sesc já estão definidos até o final do ano, conforme a seguir:
Outubro – Me chame pelo seu nome (André Aciman);
Novembro – Caixa-preta – o Relato de Três Desastres Aéreos Brasileiros
(Ivan Santanna).
Vale lembrar que o encontro virtual acontece sempre às últimas quintas-feiras de cada mês.
Clube de Leitura do Sesc
Uma realização da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura do Sesc Tocantins, o Clube de Leitura do Sesc tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e promover o debate sobre obras literárias brasileiras e estrangeiras importantes. Suas edições acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, às 18h30, sendo, antes da pandemia, na Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), sempre com entrada gratuita. Agora, via internet. Para participar, basta acessar o link no dia do evento com anotações e apontamentos sobre o livro do mês.
Biblioteca C.A. Palmas
Com um acervo bibliográfico com cerca de 14 mil exemplares, disponibilizando livros dos mais diversos gêneros, a Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), dispõe de livros com títulos das diversas áreas do conhecimento, revistas, jornais e DVD’s, além de um acervo dedicado à cultura regional. Possui ainda uma biblioteca infantil que atende crianças de 05 a 12 anos. Além do acervo físico, os usuários dispõem de acesso à internet em computadores da Biblioteca ou através da rede Wi-fi e mesas para estudos coletivos e individuais, por meio de baia com computadores com acesso à internet para consulta e pesquisa literária. Em tempos normais, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e, aos sábados, das 9h às 12h50. Por enquanto, está atendendo no sistema Drive-Thru.
Seguindo a política do Sesc Nacional quanto ao incentivo da Cultura em suas diversas formas, o Sesc Tocantins acredita que a leitura e o livro são ferramentas essenciais dessa política. Assim, além dessa ação cultural, oferece uma rede de bibliotecas nas principais cidades do Estado, e a unidade móvel BiblioSesc, que espalha a leitura pelos bairros de Palmas.