21 escolas foram visitadas em mais de 10 municípios tocantinenses.
Nesta segunda-feira, 28/08, a “Operação Shamar” ingressou na segunda semana de ações pelo fim da violência contra a mulher e a Polícia Militar já realizou visitas a nove municípios tocantinenses, esteve em 21 escolas e atingiu um público de 3.364 alunos que receberam orientações sobre a importância de combater este crime.
Os policiais militares realizam visitas e reuniões nos municípios de Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Guaraí, Pedro Afonso, Colinas, Goiatins, Araguaína, Xambioá, Tocantinópolis e Araguatins. A região sul do Estado e o Jalapão também estão no cronograma de visitas e a Polícia Militar estará presente na realização de ações educativas, preventivas, ostensivas e repressivas com o objetivo de combater a violência contra a mulher no Tocantins.
Para a coordenação da Patrulha Maria da Penha, a criação de uma rede de prevenção ao crime é de suma importância. “A proposta é fortalecer a rede sólida de proteção e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, em cada município. Para isso nos comprometemos a levar conhecimento e a presença da Polícia Militar, junto aos profissionais da rede de assistente, para que a gente realmente consiga oferecer para essas mulheres, um acolhimento e um trabalho de prevenção e não só uma reação à violência já praticada”. Destacou o tenente-coronel Rodrigo Lacerda.
Como integrante da Operação, além de fazer frente às ações educativas e preventivas, a Polícia Militar tem dado resposta rápida aos casos registrados. No último sábado, 26, a Polícia Militar, prendeu um homem de 34 anos suspeito de praticar os crimes de ameaça, dano patrimonial e lesão corporal em situação de violência doméstica e familiar contra mulher. O caso aconteceu em Pium e a vítima é a mãe do suspeito.
“Temos que acabar com esse tipo de violência no Tocantins e para atingir esse objetivo é de fundamental importância que esse trabalho seja feito de forma integrada entre as forças de segurança para que consigamos atingir todos os públicos e utilizar todas as formas de intervenções necessárias”. Continuou: “A Polícia Militar estará presente em todo o Estado levando informações e convidando a população a estar do nosso lado nesse agosto lilás”. Disse o Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa.
A Operação Shamar é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e compreende um esforço do Governo do Tocantins em viabilizar a atuação integrada entre as forças de segurança do Estado pelo fim da violência contra a mulher. A Operação segue até o dia 15 de setembro e abrange todos os 139 municípios tocantinenses, incluindo ações nas aldeias indígenas da região de Formoso do Araguaia, no sudoeste do Tocantins.