Polícia Federal deflagra quinta etapa da Operação Lesa Pátria em busca de envolvidos na invasão a sedes dos Três Poderes em Brasília.
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (07) mais uma etapa da Operação Lesa Pátria, destinada a identificar envolvidos nos fatos ocorridos em 8 de janeiro em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredada por manifestantes insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais. A quinta fase da operação inclui três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.
Até ontem, dia 6, a PF havia cumprido 16 mandados de prisão preventiva e 31 mandados de busca e apreensão. Entre os presos está um coronel da Polícia Militar do Distrito Federal, que foi chefe do Departamento Operacional da corporação.
De acordo com a nota da PF, a invasão e depredação no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) foram causadas por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Os fatos investigados pela Operação Lesa Pátria incluem crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bens especialmente protegidos.
A Polícia Federal segue com as investigações em busca de identificar e prender os verdadeiros culpados, buscando garantir a proteção do Estado Democrático de Direito e dos valores democráticos da sociedade brasileira.