“Dínamo V” segue até a próxima quinta-feira (21), em Gurupi, sul do Tocantins. Objetivo é evitar que explosivos sejam desviados para fins ilegais.
Militares do Exército iniciaram a operação Dínamo V nesta terça-feira (19) para fiscalizar o transporte de explosivos nas rodovias do Tocantins. Os trabalhos são realizados na BR-153, em Gurupi, onde se concentra o maior fluxo de veículos de cargas no estado.
A operação ocorre em todo o território nacional até a próxima quinta-feira (21). “Para fazer o transporte, o veículo precisa ter escolta e a empresa deve ter autorização do Exército”, explicou o comandante do 22º Batalhão da Infantaria, Athos Souza.
Ao todo, 25 militares participam da operação. Segundo o comandante, eles também vão fiscalizar como são acondicionados os explosivos, a data de validade dos produtos, se o tipo de veículo é adequado para o transporte e se a quantidade transportada é a mesma que consta nas notas fiscais.
O objetivo é evitar que os explosivos sejam desviados para fins ilegais. Segundo o coronel, a empresa que estiver ilegal pode levar advertência e ter o Certificado de Registro junto ao Exército cancelado, além das multas previstas em lei.
Entenda
A Operação Dínamo V caracteriza-se pela intensificação na fiscalização de explosivos nas fases de fabricação, importação, exportação, comercialização, armazenagem e transporte desses materiais. Ao todo, 300 organizações militares participam da operação em todo o Brasil. A operação é considerada a maior de fiscalização de explosivos realizada no país.