A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu na quarta-feira (18), uma capacitação continuada na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, para diretores, coordenadores e secretários escolares, além de assessores da Pasta. A capacitação teve como tema “Oficina de Marketing Digital como atrativo ao ensino-aprendizagem”, e foi ministrada pelo escritor e jornalista Zacarias Martins.
O secretário de Educação do município, André Goveia, explicou que essa capacitação está inserida dentro de um trabalho maior de planejamento e orientações a esses profissionais. Esse trabalho durou três dias e possibilitou uma ampla discussão visando o desenvolvimento das ações que serão colocadas em prática na Rede Municipal de Educação em 2020.
“Durante três dias, além dos debates que permitiram a resolução de algumas pendências pontuais apresentadas pelos profissionais da Educação, oferecemos a capacitação continuada, já que é uma determinação do prefeito Manoel Silvino para que seja colocada em prática todas aquelas ações que nos permitam oferecer uma educação pública e de qualidade em Tocantínia”, destacou o secretário.
De acordo com André Goveia, essa é a segunda vez que o jornalista Zacarias Martins ministra essa capacitação, sendo que desta vez, para um outro público específico. O secretário ainda destacou que foi uma ação muito positiva, vez que conseguiu atingir plenamente o objetivo de proporcionar a esses profissionais da Educação a aquisição e a construção crítica de conhecimentos, além de habilidades e valores, contribuindo assim para que se tornem competentes e se qualifiquem como pessoas, como cidadãos e como gestores de um determinado espaço escolar
CREDENCIAIS DO OFICINEIRO
Poeta, jornalista profissional, formado pela um Universidade de Gurupi, além de cronista, conferencista e ativista cultural, Zacarias Martins é paraense, de Belém, mas tocantinense de coração. Reside em Gurupi desde 1983. Possui publicados seis livros de poesias e um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), que foi indicado por duas vezes para o exame vestibular da Universidade de Gurupi. Também tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo país afora. Seus poemas, inclusive, já foram traduzidos para o Esperanto.
É membro efetivo/fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras, bem como, Membro Correspondente da Academia Brasileira e Jornalismo, dentre outras.
Dentre as condecorações que Zacarias Martins recebeu em reconhecimento a seus serviços prestados à Cultura, afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II, o Título de Cidadão Tocantinense, que recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, bem como o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além da Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.