Oficina capacita artistas de Gurupi para elaboração de projetos culturais

logo

Conecte conosco

Oficina capacita artistas de Gurupi para elaboração de projetos culturais

Iniciativa, liderada por Nival Correia e o Grupo Motirô, foca em editais como Lei Aldir Blanc e Ancine, fortalecendo a cultura local

Na última semana, artistas de Gurupi, na região sul do Tocantins, participaram da Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, realizada no Instituto Federal do Tocantins (IFTO). A atividade, ministrada por Nival Correia, Assessor de Projetos e Parcerias do Comitê de Cultura no Tocantins, com apoio do Grupo Motirô, teve como objetivo capacitar os participantes para concorrerem em editais culturais, como os da Lei Aldir Blanc e da Ancine.

Capacitação para editais culturais

Durante a oficina, Nival Correia compartilhou técnicas e conhecimentos para ajudar os artistas a enquadrarem seus projetos nas exigências de editais culturais. Além disso, os participantes aprenderam a desenvolver orçamentos detalhados, cronogramas eficazes e estratégias para a comercialização dos projetos. As orientações incluíram, também, como elaborar contrapartidas atrativas para potenciais investidores.

Com 30 anos de carreira como ator e diretor, Nival destacou a importância da capacitação: “Elaborar projetos é difícil, mas é um desafio possível. Não pode ser simples, pois envolve recursos públicos, e a burocracia é necessária. Porém, é gratificante ver o empenho das pessoas em aprender. O Governo Federal, em parceria com estados e municípios, tem aberto muitas oportunidades de formação”, afirmou.

O jornalista Zacarias, que participou do evento como organizador e aprendiz, ressaltou a relevância do conhecimento compartilhado: “Foi muito proveitoso ver tantas informações preciosas sendo transmitidas para o desenvolvimento e capacitação dos artistas gurupienses.”

Ação do Comitê de Cultura do Tocantins

A oficina foi uma iniciativa do Comitê de Cultura do Tocantins, coordenado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), presidida pelo ator e produtor Kaká Nogueira. O Comitê, que também conta com a colaboração da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), tem promovido ações em rede para o fortalecimento da cultura local.

Em 2023, o Comitê de Cultura do Tocantins ficou em 1º lugar no Brasil na seleção realizada pelo Ministério da Cultura (MinC). Com essa conquista, o Comitê desenvolverá ações coordenadas pela Fetac durante os próximos 24 meses, ampliando as oportunidades de fomento cultural no estado.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA