Odilon Andrade Filho se lança ao legislativo de Lagoa da Confusão com foco na agricultura familiar

logo

Conecte conosco

Odilon Andrade Filho se lança ao legislativo de Lagoa da Confusão com foco na agricultura familiar

Filiado ao Partido Democrata Cristão (PDC), estando na base política do prefeito Nelsinho Moreira, o Técnico Agrícola Odilon Andrade Filho, anunciou nesta semana que é pré-candidato a vereador em Lagoa da Confusão.

Dentre as suas principais propostas de atuação parlamentar no legislativo lagoense está uma atuação especial na regularização fundiária dos lotes urbanos e rurais de lagoa da Confusão, bem como, buscar apresentar projetos de lei que tratem do incentivo aos agricultores familiares rurais e dos perímetros urbanos. Também se compromete a trabalhar para o fomento do crédito agrícola que contemple toda a cadeia produtivo no município.

Tendo como base política a região do Assentamento Loroty, mais conhecido como Capão do Côco, Odilon defende o fortalecimento das políticas públicas no tocante ao agronegócio de Lagoa da Confusão, tendo em vista o município integrar ao Comitê da bacia Hidrográfica do Rio Formoso.

SOBRE O PRÉ-CANDIDATO

Família

Odilon Andrade Filho, filho de Rosaria Fonseca Andrade e Odilon Carvalho Andrade, casado com Lilian Santos Silva Andrade, é natural de Gurupi – TO, nascido em maio de 1973, criado e se auto denomina um aborígene da ilha do bananal.

Estudo

Concluiu seus estudos primários na ilha do bananal, onde iniciou na Escolar Olavo Bilac, na Barreira de Pequi e em seguida deu continuidade na Escola Estadual João Gomes Aguiar, no antigo Porto do Piauí que atualmente é a aldeia txuiri, onde lembra com orgulho de sua Professora e Orientadora, Dona Nely Gomes Antunes.

Dando continuidade aos estudos, Odilon mudou-se para a cidade de Gurupi onde concluiu o Ensino Fundamental II. Após esta etapa, conseguiu uma vaga na Escola de Canuanã da Fundação Bradesco município de Formoso do Araguaia onde concluiu o Curso Técnico em Agropecuária no ano de 1991.

indas e vindas

Depois de um período de três anos no estado de Goiás, Odilon retorna para o Tocantins e finca os pés e a mente na Agrovila Loroty, mas conhecida na região como Capão do Côco. Sendo que desde o ano de 1997 com a implantação da agrovila, tem dado a sua contribuição como Secretário da Associação dos Agricultores familiares do Assentamento Loroty (ASPPAL).

Experiências

Durante esse período, Andrade também tem colaborado com a criação da Agenda 21 de Lagoa da Confusão, estudos sobre a sustentabilidade ambiental do Assentamento Loroty, temática de monografia de conclusão de Curso de Engenharia Ambiental de Juliana Mariano Alves, hoje professora do quadro da UNITINS em Palmas. Prestação de Assessoria, Técnica Social, ambiental e Produtiva, às 300 famílias de agricultores familiares que habitam aquela região.

Odilon ainda lembra que teve uma rápida passagem entre os anos de 1999 e 2000 pelas cidades de Piraquê, Darcinópolis e Wanderlândia no norte do estado onde como técnico do Projeto Lumiar, potencializaram mais de R$ 4.000,000,00 de reais naquela região, quando no ano 2000, retornou à sua região convidado a compor o quadro da Secretaria de Agricultura de Lagoa da Confusão, como Chefe do Departamento de Agricultura, Pecuária e extração mineral.

No ano de 2011, Odilon torna-se presidente da Associação da Região dos Sete Lagos, onde iniciou as articulações para a Regularização Fundiária da Gleba Pantanal de Cima, com a participação de familiares, resolveu empreender e criou a Águia Assessoria Rural, onde aplicou entre 2013 a 2014, mais R$ 300 Mil em crédito do PRONAF-MA, na região com aproximadamente 27 mil hectares de Várzea, onde após um ano de intenso trabalho, foram agraciados com a emissão de 35 Títulos Definitivos, após essa empreitada, iniciou-se o Trabalho de Articulação para Regularização Fundiária do Assentamento Loroty, onde já foram georreferenciados e com 300 imóveis rurais prontos para serem emitidos os títulos definitivos, todos na Base do Sistema de Gestão Fundiária do Incra e uma grande batalha pela frente na regularização da agrovila, haja vista que a parte urbana ainda não foi concluída.

Atribuições e visão como parlamentar

Odilon Andrade é Presidente da Associação da Região dos Sete Lagos, Consultor Técnico da Águia Assessoria Rural, membro da equipe do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, aluno do Curso de Agrimensura pelo IFTO em Palmas e colocou o seu nome à disposição a uma vaga na Câmara Municipal de Lagoa da Confusão para que tenha mais oportunidade de contribuir com a promoção do Desenvolvimento Econômico, Local, Integrado e Sustentável da região.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA