Obama declara emergência na Flórida por furacão e ordena ajuda federal

logo

Conecte conosco

Obama declara emergência na Flórida por furacão e ordena ajuda federal

 Furacão Matthew deixou mais de 100 mortos no Caribe. Estado de emergência permite desbloqueio rápido de recursos.

O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou nesta quinta-feira (6) uma declaração de emergência no estado da Flórida, que deve ser atingido pelo furacão Matthew nesta noite, e ordenou ajuda federal para a região.

FURACÃO MATTHEW
Tormenta causa morte e destruição.O furacão Matthew, a tempestade mais forte em quase uma década no Caribe, avança rumo ao sudeste dos Estados Unidos nesta quinta-feira depois de matar mais de 100 pessoas no Caribe.

Ao decretar o estado de emergência federal, o presidente permite desbloquear rapidamente recursos federais de assistência e que as agências de segurança interior (DHS) e de gestão de situações de emergência (FEMA), coordenem os trabalhos de resgate.

De acordo com comunicado da Casa Branca, a ação do presidente autoriza a FEMA, do Departamento de Segurança, “coordenar os esforços de socorro com o propósito de aliviar as dificuldades e o sofrimento causados pela emergência” e “prestar a assistência adequada (..) para salvar vidas e proteger propriedades, saúde pública e segurança”.

Segundo a nota, a FEMA está autorizada a enviar equipamentos e recursos necessários para aliviar os impactos da emergência. O governo federal contribuirá com 75% dos recursos necessários para a assistência, diz a nota.

O furacão Matthew, que já atingiu o Haiti, a República Dominicana e Cuba, agora segue em direção ao sudeste dos Estados Unidos, na região dos estados da Flórida, Georgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte. Os quatro estados declararam estado de emergência.

A tempestade pode atingir diretamente a Flórida ou passar logo ao lado do litoral do estado na noite desta quinta-feira. Os danos podem ser “catastróficos” se o furacão se abater diretamente sobre a Flórida, alertou o governador Rick Scott, exortando cerca de 1,5 milhão de pessoas a obedecerem a ordens de retirada.

Voos cancelados
Os governos da Flórida, Geórgia, e Carolina do Sul emitiram ordem de evacuação aos moradores do litoral. De acordo com o canal Weather Channel, mais de 12 milhões de habitantes dos EUA estão sujeitos a avisos e alertas de furacão.

As estradas de Flórida, Geórgia e Carolinas do Norte e do Sul ficaram congestionadas e as lojas que vendem alimentos ficaram sem suprimentos à medida que a tempestade se aproximava, causando a elevação das águas e levando consigo chuvas pesadas e ventos que ganharam força de quarta para quinta-feira e chegaram a cerca de 205 km/h.

Além disso, voos programados em direção à Flórida foram cancelados.

As estradas dos quatro estados ficaram congestionadas e as lojas que vendem alimentos ficaram sem suprimentos.

Categoria 4
O fenômeno Matthew atingiu o Haiti e Cuba como um furacão de categoria 4, em uma escala de 5, pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Depois, foi rebaixado à categoria 3. Mas ao passar pelo noroeste das Bahamas no trajeto em direção à costa atlântica da Flórida, voltou a subir para a 4.

Nesta quarta, Obama já havia alertado para a chegada do furacão no país. “Isso é algo que deve ser levado a sério. Esperamos o melhor, mas queremos nos preparar para o pior”, disse Obama, descrevendo Matthew como uma “tempestade séria” que pode ter um “efeito devastador”.

Parceiros:

Par_01

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA