Vanderlei Barbosa deverá ficar no comando do Governo do Tocantins pelos próximos 180 dias
Com o afastamento do governador Mauro Carlesse, que aconteceu nesta quarta (20), o vice-governador Vanderlei Barbosa, assumiu o cargo interinamente e uma das suas primeiras ações será a realização de uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 21, às 11 horas, na sala de reuniões do Palácio Araguaia.
Mauro Carlesse (PSL) deverá ficar fora do comando do Governo do Tocantins pelos próximos 180 dias. A determinação partiu do Superior Tribunal de Justiça e foi motivada por denúncias apresentadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.
O vice-governador Vanderlei Barbosa assumiu o comando do poder executivo do Tocantins ainda pela manhã desta quarta-feira e afirmou que ainda está se atualizando sobre as determinações da Justiça.
Segundo reportagem do G1 Tocantins, ao ser questionado sobre como ficará a administração do estado ele respondeu que está ‘tomando pé da situação’ e disse que a população pode ficar tranquila e que nesta quinta-feira, 21, durante a coletiva de imprensa, ele comentará sobre o afastamento do governador Mauro Carlesse.
Ainda de acordo o G1 Tocantins, as declarações foram dadas pelo governador em exercício na tarde desta quinta-feira, por volta das 15h30 momento em que ele esteve na sede da Justiça Federal em Palmas onde permaneceu no prédio por 20 minutos antes de ir embora e que segundo a assessoria da Justiça Federal não divulgou o que ele foi fazer no edifício, mas o local é o mesmo em que estava o ministro do STJ Mauro Campbell, que autorizou as operações e que viajou de Brasília a Palmas para acompanhar a operação.
Quem é Vanderlei Barbosa?
Wanderlei tem 57 anos e é natural de Porto Nacional, na região central do estado. Ele começou a carreira política em 1989, quando se elegeu vereador pelo município. Em 1996 migrou para a capital e se elegeu vereador por Palmas, cargo que ocupou por vários mandatos sucessivos até 2010, chegando a presidir a câmara municipal ao longo de quatro anos.
Em 2010 se elegeu para o primeiro de dois mandatos como deputado estadual. Ele permaneceu nesta função até 2018, quando se afastou para disputar a eleição suplementar ao lado de Carlesse como vice-governador na chapa que acabou vencedora. A disputa foi convocada por causa da cassação de Marcelo Miranda e Claudia Lelis dos cargos de governador e vice.
Wanderlei Barbosa é casado com Blandina Vieira Leite Castro e pai de Ygor Leonardo Castro Leite, Rérison Antonio Castro Leite e Rosa Maria Castro Leite. Ele também é filho de Fenelon Barbosa, o primeiro prefeito de Palmas, quando a cidade foi fundada em 1989.
Um dos filhos do governador em exercício, Rérison Antonio, foi nomeado presidente da Agência de Metrologia do Tocantins em 2019 e segue ocupando o cargo.
Ao longo dos últimos anos, Wanderlei Barbosa trabalhou em sintonia com o governador Mauro Carlesse e evitou se envolver em polêmicas. Ele foi escolhido para encabeçar ações como o combate à queimadas no último período de estiagem, representou o governo em entregas de obras e também em reuniões a que o governador não pode comparecer. Como Carlesse não poderia disputar a reeleição, Wanderlei seria o nome mais provável como pré-candidato à sucessão dele no comando do Poder Executivo.