Uma diversidade cultural incendiou o carnaval de Gurupi. Foliões de várias partes do Brasil prestigiaram a maior festa carnavalesca do norte do País. A mistura musical ficou marcada. As marchinhas, o samba, axé, pagode, baião e forró, foram alguns dos ritmos que badalou durante os cinco dias.
Todos brincaram sem preocupação, já que segurança não era problema. Policiais militares de Gurupi e Palmas fizeram um trabalho intensivo para manter a tranqüilidade. Além disso, a Prefeitura da cidade contratou mais 40 seguranças particulares. Bombeiros, Atendimento Móvel de Urgência, equipes da Secretaria da Saúde dentre outros serviços essenciais, estavam em regime de plantão.
O corredor da folia virou um caldeirão de pessoas. ” É emocionante ver a alegria do cidadão em um evento tão importante como esse. Gente de vários estados, que acreditaram e supriram suas expectativas. Foi um trabalho de planejamento e com uma equipe dedicada para que essa festa acontecesse com excelência. Assim como fazemos para sermos referência na educação, saúde, infraestrutura e laser, também temos dedicação exclusiva na área cultural. Queríamos agradar a todo o público, fazer girar a economia e tornar nosso carnaval ainda mais conhecido. Ano que vem tem mais e ainda melhor, destacou o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.
Bandas como: Hugo e Guilherme, Israel e Rodolfo, Mano Walter, Calcinha Preta, Jhon Geração, além de vários cantores regionais de Gurupi e de outros estados, fizeram a cidade tremer ao som da variedade musical. ” Vim de Mato Grosso, participar pela primeira vez do carnaval em Gurupi. É surreal tanta alegria, diversão, companheirismo desse povo. Ano que vem estarei de volta”, garantiu empresário Julio César.
O casal Hugor Rodrigues e Aline Morais brincaram os cinco dias de festa. Eles vieram do Distrito Federal, ficaram em um dos hotéis da cidade, que dentre os quase 20 contando as pousadas, estavam lotados. ” Fizemos nossas reservas desde dezembro para garantir nossa vaga. Esse é o terceiro ano que participamos e cada edição fica melhor. Estão todos de parabéns”, disseram.
A alegria não tomou conta só dos foliões não. Quem aproveitou a festa para ganhar um dinheiro extra comemorou. Francisco de Assis, que estava com uma barraca de espetinho no circuito da folia contou feliz da vida que vendeu 50% a mais que os dias normais. Por causa disso, teve que contratar mais pessoas. ” Foi um ganho importante, gerei mais emprego e ganhei mais dinheiro. Tudo muito organizado. Estou satisfeito”, garantiu o vendedor. A barraca dele foi uma das que teve que servir um batalhão de foliões, foram mais de 200 mil durante o evento.
Uma das principais avenidas da Capital da Amizade e da Prosperidade ficou pequena. Na última noite de carnaval, a sensação era de dever cumprido para uns e de gostinho de quero mais para outros. O brilho do Rei Momo, da Rainha, dos foliões com o sorriso do rosto dançando na avenida mostraram que Gurupi tem o melhor carnaval do norte do Brasil. Agora é descansar e contar história. Ano que vem tem mais. Até lá…