Objetivo foi o de discutir a implantação de um Conselho Comunitário de Segurança na aldeia.
A equipe do Núcleo Estadual de Polícia Comunitária da Diretoria de Políticas de Segurança se reuniu nesta terça-feira, 17, com líderes da aldeia Cachoeira (etnia Krahô) na região de Goiatins. Provocada por representantes da aldeia, a reunião teve como objetivo discutir a implantação de um Conselho Comunitário de Segurança na aldeia.
Na oportunidade foi apresentado pelos líderes o projeto “Guardião”, iniciativa da comunidade que busca prevenir o uso de drogas na aldeia, bem como a adoção de práticas restaurativas para a solução de conflitos na comunidade.
O major Thiago Monteiro, chefe do núcleo estadual de polícia comunitária, pontuou que o desenvolvimento de ações que visem a redução da violência em território indígena é uma das prioridades do nosso Plano Estadual de Segurança, o PESSE e o processo de regulamentação dos conselhos comunitários nestes territórios, está em andamento, sendo necessária uma articulação consistentes com os vários atores responsáveis pela temática. “O Núcleo de Polícia Comunitária está à disposição para apoiar ações que melhorem a qualidade de vida nas comunidades indígenas”.