Núcleo de Identificação de Taquaralto intensifica emissões de documentos no primeiro dia de funcionamento

logo

Conecte conosco

Núcleo de Identificação de Taquaralto intensifica emissões de documentos no primeiro dia de funcionamento

Documento pode ser emitido em Palmas na região Central, como também em Taquaralto e nos distritos de Luzimangues e Taquaruçu

A estudante Kauane Bernardo da Cruz, 18, aproveitou a inauguração do Núcleo de Identificação responsável pela emissão da Carteira de Identidade em Taquaralto, região Sul da Capital, e já iniciou os procedimentos para a emissão da segunda via do documento. Moradora do Jardim Aureny III, ela aprovou a descentralização dos serviços que desde a última segunda-feira, 02, atende a população da Capital. “Além de ser mais perto da minha casa não enfrentei nenhuma fila. Tudo foi resolvido rapidamente”, afirmou.

Esta é a terceira unidade implementada por meio do Instituto de Identificação, órgão ligado à Secretaria da Segurança Pública – SSP na Capital. Outros dois postos de identificação foram implantados em Taquaruçu e Luzimangues, em agosto deste ano. A unidade do Núcleo de Identificação está localizada nas dependências do na unidade do Resolve Palma SulShopping da Cidadania, em Taquaralto, e funciona em horário corrido das 8h às 18h.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, a nova unidade facilitará a vida do cidadão, que muitas vezes precisa fazer um longo percurso para acessar um serviço público, e que agora, com o Núcleo em Taquaralto, terá sua necessidade atendida de forma mais efetiva. “Isso é respeito à população, é respeito à cidadania e respeito ao direito das pessoas em ter a sua Carteira de Identidade. A nossa obrigação é fazer o serviço funcionar bem”, frisou.

Para a auxiliar administrativo do Núcleo Mírian Chaves da Silva, somente na primeira manhã mais de 20 pessoas procuraram o local para iniciar a emissão do Registro Geral, também conhecido como RG. “A nossa expectativa é que ao longo dos dias o fluxo de usuários aumente ao saberem da emissão do documento em Taquaralto”, afirmou.

Serviços
Outra forma disponível de acesso aos serviços é agendamento online. O serviço foi lançado em julho deste ano e por ele é possível agendar o atendimento para emissão de identidade e antecedentes criminais. Além do agendamento, o requerente realiza um pré-cadastro através de formulário específico na recém-implantada Plataforma de Atendimentos Periciais e Identificações (PAPI) da SSP, em que deverá inserir dados pessoais, filiação e endereço residencial, permitindo ao final a geração do protocolo de agendamento.

O preenchimento do cadastro é feito no endereço eletrônico iito.ssp.to.gov.br/agendamento, também disponível no portal da Secretaria da Segurança Pública (ssp.to.gov.br).

Depois de formalizado o pré-agendamento, o requerente deve comparecer ao Instituto de Identificação, em Palmas, no dia e hora marcados, e apresentar o protocolo gerado juntamente com a documentação original comprobatória dos dados inseridos no PAPI (Certidão de Nascimento/Casamento original e cópia, duas fotos 3×4 recentes e CPF).

Os dados informados pelo cidadão são então validados e suas impressões digitais e assinatura são colhidas para a finalização do procedimento. Em caso de 2ª via da carteira de identidade, é também necessário o comprovante de pagamento (DARE) da taxa de emissão de segunda via, no valor de RS 25,00.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA