Novo Jardim, na região sudeste do Tocantins, recebe nesta quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11, a 6ª edição do programa Educa Sanear da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). Realizado em convênio firmado com Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o programa que iniciou as atividades em março deste ano, já atendeu milhares de pessoas nas cidades-pólo de Sandolândia, Aurora do Tocantins, Crixás, Lizarda e Santa Tereza.
Os municípios de Dianópolis, Almas, Porto Alegre do Tocantins e Rio da Conceição participam desta edição como convidados.
As atividades iniciam a partir das 13 horas desta quinta-feira com cinema educativo e atividades lúdicas direcionadas ao público infanto-juvenil na Escola Municipal Santo Antônio. A programação segue com caminhada ecológica saindo da Escola Estadual Jardim no final da tarde.
Na sexta-feira, 11, palestras e oficinas compõem a programação que inicia a partir das 8 horas da manhã no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). As palestras têm como temáticas o saneamento rural, preservação de nascentes e matas ciliares, uso e reuso da água.
Todos os participantes recebem além de certificado de participação, kits com mochila, camiseta, boné, garrafinha de água, chaveiro, cartilha, apostila, caneta e bloco de anotações.
O Educa Sanear desenvolve ações de educação em saúde, voltado ao saneamento ambiental, com proposta de mobilização das lideranças e da comunidade, nos municípios tocantinenses onde há atuação da autarquia.
O desafio do programa é promover a transformação das comunidades, compartilhando valores ambientais e sociais responsáveis.
Com o programa, o Governo do Tocantins busca fortalecer a cidadania, mostrar a importância do saneamento básico para a melhoria da saúde pública, da qualidade de vida e para preservação do meio ambiente.
São parceiros para realização desta edição: Prefeitura Municipal de Novo Jardim, Secretaria Municipal de Assistência Social e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
A partir deste semestre devem ser atendidos os seguintes municípios: Riachinho, Divinópolis, Sampaio, Bernardo Sayão, Brasilândia, Recursolândia, Jaú do Tocantins e Santa Rosa.