Norte do Brasil enfrenta fortes chuvas e ventos intensos nesta segunda-feira

logo

Conecte conosco

Norte do Brasil enfrenta fortes chuvas e ventos intensos nesta segunda-feira

Temperatura pode variar entre 14ºC e 39ºC

Nesta segunda-feira (22), o sol aparece entre nuvens durante a manhã em todo o estado de Roraima, norte e centro amazonense e Baixo Amazonas. Cidades como Bonfim (RR), Presidente Figueiredo (AM) e Oriximiná (PA) não devem ter chuvas pela manhã. A previsão é de chuva isolada nas demais regiões do Amazonas e nos estados do Acre e de Rondônia. Há possibilidade de pancadas de chuva nas outras áreas do Pará, Tocantins e Amapá.

Durante a tarde, a tendência é de fortes chuvas acompanhadas de trovoadas isoladas em todos os estados do Norte, com exceção de Roraima, onde não há previsão de chuvas nem de dia, nem à noite.

O Inmet alerta para perigo de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, assim como ventos intensos de 60 a 100 km/h. As áreas sob alerta são o leste rondoniense, sudoeste paraense, centro, sudoeste, sul e norte amazonense, Vale do Acre, Madeira-Guaporé e Vale do Juruá. Municípios como Ariquemes (RO), Itaituba (PA), Humaitá (AM) e Tarauacá (AC) devem ficar vigilantes.

Também há alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos de 40 a 60 km/h. As cidades atingidas pelo alerta são Gurupi (TO), Tabatinga (AM), Brasiléia (AC) e demais municípios localizados nas regiões do ocidental e oriental do Tocantins, Vale do Acre, Madeira-Guaporé, Vale do Juruá, leste rondoniense, sudoeste, sudeste e noroeste paraense, Baixo Amazonas, além do sudoeste, centro, norte e sul amazonense.

Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, explica que o calor, em combinação com a umidade, favorece as chuvas em praticamente toda a região Norte.

“Na parte nordeste do Pará e leste do Amapá, em função da ITCZ, que é a Zona de Convergência Intertropical, os volumes também vão ser significativos. A exceção fica ali em Roraima e também no oeste do Pará, que tende a ficar com uma nebulosidade variando, mas com poucas chances de chuva”, explica.

De acordo com o instituto, na Região Norte, são esperados volumes de chuva superiores a 90 mm no centro-sul do Pará e Tocantins. Para o Acre, centro-sul do Amazonas, nordeste do Pará, Amapá e Rondônia, os acumulados previstos são menores. Já na faixa norte da região, a previsão é de pouca chuva.

A temperatura mínima fica em torno de 14°C, no município de Uiramutã, em Roraima, e a máxima prevista é de 39ºC, na cidade de Barcelos, no Amazonas. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA