A Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, direcionada pela Gestora Débora Ribeiro dos Santos, promoveu nesta quinta-feira, 28, lançamento do livro de cordel A profissão Bombeiro em Cordel, publicado pela Editora Veloso e que é de autoria do cordelista Antônio Farias da Silva, mais conhecido como Palmares.
O evento foi realizado em parceria com o 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Gurupi, na pessoa do Comandante Maxuell dos Santos de Souza e com a parceria da Academia Gurupiense de Letras (AGL).
A Diretora da Unidade Escolar iniciou a programação enfatizando o trabalho que tem sido desenvolvido na escola, projetos de leitura, culturais, ambientais e outros, que promovem o desenvolvimento intelectual dos alunos, além de prepará-los para serem cidadãos de bem.
Débora Ribeiro também parabenizou a todos os envolvidos na ação, a equipe escolar e colaboradores, destacando que o ato de ler faz com que o indivíduo leitor tenha respostas para o mundo e para o que está acontecendo ao seu redor, tornando-se imprescindível para o contexto educacional.
Segundo a gestora, é preciso estimular os estudantes à leitura e não há nada melhor que promover uma verdadeira aula prática com um escritor, falando de suas experiências.
A noite de autógrafos também foi prestigiada pela Secretária de Estado da Educação, Adriana Aguiar, que também destacou a importância desse tipo de trabalho, pois promove o desenvolvimento da leitura, da escrita e cultural, que são grandes objetivos da educação. A secretária frisou ainda sobre o que considera o excelente trabalho desenvolvido pela equipe da Unidade Escolar, que tem sido destaque com suas ações inovadoras.
Houve dramatizações envolvendo o contexto da literatura de cordel e o trabalho desenvolvido pelo corpo de bombeiros. O escritor Palmares falou sobre seu trabalho como cordelista, destacou suas principais produções, o que tinha motivado a escrita da obra, que foi ideia da Professora da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa Lilian Peixoto.
O escritor ainda mencionou que o corpo de bombeiros colaborou com muitas histórias vivenciadas em Gurupi, que foram transformadas em cordéis compondo a obra em questão. Isso enriqueceu ainda mais a obra, que vai ser disseminada por toda a região.