logo

Conecte conosco

Nesta semana vacinação Covid-19 acontece apenas na Escola Almeida Veras

Gurupi segue vacinando a população acima de 12 anos contra a Covid-19. Nesta semana com uma mudança: a aplicação vai acontecer apenas na Escola Municipal Antônio de Almeida Veras (Avenida Brasília), das 8h às 16h.

Estão disponíveis as doses da Pfizer, Coronavac e AstraZeneca. “As pessoas que queiram se vacinar tem disponível estes imunizantes”, afirmou o diretor de Vigilância e Proteção à Saúde de Gurupi, Marcus Teixeira Marcolino.

Atualmente em Gurupi, a imunização é oferecida ao público acima de 12 anos, a aplicação da segunda dose e da dose de reforço para profissionais da saúde, pessoas acima de 60 anos e pessoas com comorbidades acima de 18 anos, que tenham 06 meses que tomaram a segunda dose.

Público com 12 anos ou mais

Para a primeira dose dos adolescentes com 12 anos ou mais é imprescindível o acompanhamento dos pais/responsáveis e apresentar cópia dos documentos pessoais dos mesmos, juntamente com o Termo de Consentimento devidamente assinado, que está disponível no site da Prefeitura, www.gurupi.to.gov.br. O menor deverá apresentar ainda a cópia dos documentos pessoais e o cartão de vacinação.

Já para a segunda dose é preciso apenas que o menor leve o cartão de vacina e esteja acompanhado dos pais/responsáveis.

Dose de Reforço

No momento Gurupi aplica a terceira dose da vacina contra a Covid-19 nos profissionais da saúde e nos idosos acima de 60 anos, que já completaram 06 meses de aplicação da segunda dose, independente do imunizante aplicado.

Também recebem a dose de reforço as pessoas com comorbidades, com 18 anos ou mais, que são imunossuprimidos com alto grau de imunossupressão. Este público precisa ter completado 28 dias que recebeu a segunda dose ou a dose única, independentemente do imunizante aplicado. É necessário apresentar documentos pessoais e laudo médico.

Neste caso, a terceira dose é recomendada apenas para as seguintes comorbidades: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; Pessoas vivendo com HIV/AIDS; Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; Uso de drogas modificadoras da resposta imune; Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; Pacientes em hemodiálise; Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.