Ação teve intuito de sensibilizar e levar informações sobre mecanismos de prevenção a incêndios florestais
Para sensibilizar os moradores sobre os riscos do uso do fogo no período de estiagem, brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participaram nesse sábado, 10, no distrito de Taquaruçu, do Dia “D” de prevenção e combate às queimadas. A ação integra uma mobilização coordenada pelo Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos de Palmas (PrevIncêndio), e contou com a parceria do Naturatins.
Durante as visitas, a equipe de brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado informou sobre a Portaria nº 125/2024, que estabelece a suspensão das queimas controladas em todo o Estado. A medida entrou em vigor no dia 20 de julho e permanece até 30 de outubro. “É importante que a população esteja ciente desta normativa para que possamos juntos reduzir o número de incêndios, proteger o meio ambiente e as propriedades, especialmente neste período crítico de seca”, destacou o brigadista florestal Alessandro Nunes.
A gerente de Educação Ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Ieda Rodrigues, explicou que as ações ocorrem anualmente, durante o período de estiagem. “No período de maio a setembro, nós realizamos visitas a propriedades rurais para orientar sobre práticas seguras e sustentáveis com o objetivo de prevenir incêndios. Em agosto, mês em que é instituído o Dia “D” da prevenção, essas ações são intensificadas, reunindo todos os órgãos envolvidos para uma atividade concentrada e de grande alcance”, destacou.
A abordagem adotada pelas equipes consistiu em fornecer orientações sobre os riscos e consequências do uso inadequado do fogo, incentivando práticas mais seguras e sustentáveis. “Orientamos os moradores sobre a importância de realizar aceiros para criar barreiras contra o fogo e destacamos os perigos da queima de folhagem, sugerindo alternativas mais sustentáveis, como o uso da matéria orgânica para produzir adubo”, explicou a gerente Ieda Rodrigues.
A diretora de gestão ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Sônia Rahal, destacou a importância dessas ações de conscientização com um exemplo prático ocorrido durante as visitas deste sábado. “Essa ação é muito importante porque visa conscientizar os moradores sobre a responsabilidade de não queimar as folhas que juntam em suas propriedades. Hoje tivemos uma demonstração clara disso. Em uma das casas que visitamos, um senhor estava prestes a queimar um monte de lixo. Quando perguntei o que ele faria com aquele material, ele respondeu que ia colocar fogo. Então, explicamos a ele que deveria jogar água e fazer compostagem, e que não poderia queimar, pois existe uma normativa que impede essa prática”, relatou.
O Dia “D” de prevenção e combate às queimadas foi bem recebido pelos moradores de Taquaruçu. Jean Cardoso, residente da região, expressou seu apoio às ações realizadas pelas equipes do PrevIncêndio. “Considero a iniciativa muito importante, pois nos ajuda a reconhecer nossa responsabilidade ambiental. Além disso, agora sabemos exatamente a quem recorrer quando precisarmos de orientação ou suporte,” afirmou.