Aproveitando a semana do meio ambiente, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano em parceria com o Sesi, realizou nesta quinta-feira, 07, mais uma etapa do projeto técnico social Pós Ocupacional nos setores Campo Belo I e Morada Verde, com palestras sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente. Nesta quinta-feira, o público alvo foi os pais das crianças do Centro Municipal de Educação Oneide de Sousa Coelho.
A consultora de Mercado do Sesi, Fernanda Facundes, explicou que o objetivo principal é levar conscientização aos moradores sobre a arborismo, sustentabilidade, coleta de lixo. “Essa ação é para desenvolver na população um senso de responsabilidade com o meio ambiente e incentivá-los a aproveitar o lixo, a fazer um plantio, pois são ações que trazem qualidade de vida”, explicou
A primeira ação foi o plantio de muda do Ipê no pátio do Cemei. O professor, Adelson Bezerra, ensinou o manejo do plantio, passando dicas importantes aos moradores e crianças como, por exemplo, sobre adubagem.
A moradora do Campo Belo I, Marilene Lopes, com muita atenção às dicas do professor disse que aprovou a ação realizada, principalmente, por gostar muito de plantas. “Em casa tenho várias plantas, e ensino meus filhos sobre a importância de fazermos essa ação, principalmente, porque as plantas melhoram a temperatura do meio ambiente”, enfatizou.
A palestra ministrada pelo professor, Adelson Bezerra, deu destaque sobre a importância do uso sustentável dos recursos naturais, sobre a coleta seletiva. Explanou também sobre a política nacional dos resíduos sólidos e destacou que o município de Gurupi cumpre essa política, pois tem um aterro sanitário conforme preconiza a lei.
Ele ainda enfatizou que as atitudes de hoje definirão o futuro do meio ambiente. “Ser um cidadão sustentável é utilizar os recursos naturais com responsabilidade pensando no que deixaremos para as gerações futuras. Devemos pensar como deixaremos o meio ambiente para nossos filhos e netos”, argumentou.
Ao fim do evento, as equipes distribuíram aos moradores mudas de plantas.