Concentrados na ala dos expositores de bioeconomia, autoridades experimentaram alguns sabores dos produtos da sociobiodiversidade
O Bosque da Semarh, na Agrotins 2024, recebeu a visita do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, nesta sexta-feira, 17, acompanhado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e comitiva, além de autoridades federais e estaduais do Estado. O convite teve o objetivo de apresentar o potencial produtivo do setor da bioeconomia, energia limpa e renovável no Estado.
Na entrada, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, apresentou a piscina natural e em seguida conduziu os visitantes para a ala dos expositores de bioeconomia.
Nos estandes estão expostos produtos da biodiversidade e na ocasião, além de apreciar a beleza do artesanato, as autoridades experimentaram o sabor de produtos produzidos com frutos dos biomas cerrado e amazônia.
O secretário Marcello Lelis, ressaltou que, “acompanhando a agenda do nosso governador Wanderlei Barbosa, hoje [17] na Agrotins, fizemos o convite para uma visita ao Bosque Semarh, um espaço onde a bioeconomia está exposta com representantes do Cantão, Jalapão, Lajeado, entre outros, com produtos como a geleia do Camu Camu, o mel de arruda, das abelhas do cerrado tocantinense e muitas outras variedades de produtos interessantíssimos, além da piscina natural que parece um fervedouro e equipamentos como o biodigestor e o retorno de mais uma edição do passeio tridimensional na floresta amazônica com o óculos 3D”.
Bosque da Semarh
Com espaço definitivo na Agrotins, nesta edição, além da piscina natural e dos estandes de bioeconomia, o Bosque da Semarh tem a exposição do biodigestor e a sala climatizada para passeio tridimensional na floresta amazônica com óculos 3D, entorno da praça com internet e distribuição de mudas.
No total são 18 expositores, entre eles, Associação de Artesão Extrativistas do Povoado Mumbuca, Associação das Comunidades Quilombo Boa Esperança,Associação Água Doce, Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (AMAE), Rede Jalapão/ Boa Esperança, Associação Quilombola Rios, Associação de Mulheres Agroextrativistas da APA Cantão, Instituto Alados, Fátima Cardoso Freres, Jalapa. E os expositores externos, a Lazuli Ecossistema, Plasnautica – Produtos de Plastico, BYD – Carros Elétricos, Palmeiras Reais e Nvirioon – Biodigestor.
Agrotins 2024
A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024) ocorre até este sábado, 18, das 9 às 19 horas, no Parque Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional, e tem como tema a Bioeconomia.
Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.