Durante o mês de janeiro deste ano, prefeitos de todas as regiões do Tocantins visitaram a sede da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) em Palmas. Os gestores buscam a partir da parceria com o Governo do Tocantins programas e ações para garantir às populações melhorias no abastecimento de água.
Para atender ao pleito dos gestores municipais, o presidente da ATS, Eder Fernandes, designou equipes técnicas para realizar estudos nos municípios de Jaú do Tocantins, Paranã e Chapada da Natividade, o que atende a uma determinação do governador Marcelo Miranda em priorizar a resolução de problemas relacionados a falta de água.
“Nós recebemos os prefeitos destes municípios e fizemos o compromisso que nossas equipes estariam nestas localidades para um levantamento do diagnóstico situacional das necessidades que os municípios precisavam e consequentemente fazer os investimentos necessários e assim foi feito. Agora, nos próximos dias, já serão feitos os investimentos que os estudos das nossas equipes apontaram”, frisou Eder Fernandes.
Em campo
Nessa segunda-feira, 31, técnicos da ATS realizaram em Chapada da Natividade, um levantamento para ampliar a rede extensão de água no município. A previsão de execução da obra, cuja extensão será de 260 metros, é para o mês de março e o investimento é de R$ 24 mil.
O diretor de produção da ATS, Arlindo Lopes, explica que esta é uma reivindicação da comunidade do município e beneficiará aproximadamente 15 famílias.
“Há moradores que se encontram há mais de quatro anos nessa região e não possuem água encanada e nem tratada. Hoje eles são abastecidos com água de cisterna feita pela própria comunidade, mas em breve as famílias desta comunidade terão acesso à água em suas casas”, informou o diretor.
No município de Jaú, região sul do Estado, a ATS irá instalar no distrito Novo Horizonte um reservatório elevado com capacidade para 40 mil litros de água. Já no setor Bela Vista será feito a perfuração de um poço artesiano e instalação de outro reservatório elevado. Investimento do Governo do Tocantins neste município será de R$ 165 mil.
Ainda na região sudeste, o diretor de produção Arlindo Lopes e o engenheiro civil André Melo reuniram-se com o prefeito de Paranã, Fabrício Viana, e analisaram a viabilidade de manutenção na rede de distribuição aos povoados Campo Alegre e Bom Jesus.