MPE investiga farra de contratos em Palmas após constatar 473 só numa secretaria

logo

Conecte conosco

MPE investiga farra de contratos em Palmas após constatar 473 só numa secretaria

‘Realizar contratações sem concurso não é regra e sim exceção’, diz MPE.

A Prefeitura de Palmas está sendo investigada por suposta contratação excessiva de servidores e ausência de concurso público para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos do município. A prefeita é Cinthia Ribeiro (PSDB).

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), pesquisas realizadas no Portal da Transparência do município constataram a existência de 473 servidores temporários, 48 comissionados e 162 efetivos no âmbito da pasta, “revelando uma vasta desproporção”.

No inquérito civil instaurado nesta segunda-feira (06), o MPE destaca que em 2018 a prefeitura contratou em caráter excepcional em média 209 servidores temporários e outros 251 em 2019 para diversos cargos.

Realizar contratações por tempo determinado não é regra e sim exceção quando se trata de contratar pessoas para desempenhar funções junto à Administração Pública”, disse o MPE.

O órgão enviou ofício à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos requisitando em 10 dias úteis a relação com o nome de todos os ocupantes dos cargos efetivos, de provimento em comissão e de caráter temporário e data da realização do último concurso público da secretaria.

A investigação tramita na 9ª Promotoria de Justiça da Capital sob a responsabilidade do promotor Edson Azambuja.

O QUE DIZ A PREFEITURA 

“A Prefeitura de Palmas informa que ainda não foi  intimada sobre a Portaria de Instauração – ICP/1219/2019 publicada no Diário Oficial do Ministério Público Estadual do Tocantins Nº 746 nesta terça-feira, 07. Assim que for intimada, cumprirá as exigências solicitadas e prestará informações requeridas. 

Esclarecemos que as contratações temporárias efetuadas pelo Município estão em cumprimento legal de acordo com o Art. 37, inciso IX da Constituição Federal em obediência a Lei 8.475/93″. 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA