Mostras de Atenção e Vigilância em Saúde oferecem grade extensa de oficinas em congresso

logo

Conecte conosco

Mostras de Atenção e Vigilância em Saúde oferecem grade extensa de oficinas em congresso

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é parceira do 4° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde e do 2° Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins e está celebrando dentro da programação a II Mostra de Experiências Municipais de Saúde do Tocantins: A vigilância em Saúde no Tocantins e II Mostra Norte e Nordeste de Experiências na Atenção Básica: As Especificidades nas Regiões Norte e Nordeste, que está acontecendo nesta terça-feira, 19.

Congresso - Fotos Josy KarlaOs participantes da conferência podem participar de oficinas sobre temas estratégicos para direcionamento de ações e programas de saúde locais de interesse em saúde pública.

As oficinas são ministradas por técnicos da Sesau e por convidados de currículo extenso sobre os temas abordados. Segundo a diretora estadual de Gestão da Vigilância em Saúde, Luciana Ferreira, a programação foi construída para consolidar o intercâmbio entre os gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre temas relacionados às ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de interesse da Saúde Pública.

A técnica da área de Assessoramento da Hanseníase, Suen Oliveira Santos, atuou como  palestrante de oficina nesta tarde e ressaltou a importância da formação de grupo como estratégia para diminuir custos na atenção primária.

Já o chefe do Serviço de Auditoria do Departamento Nacional do SUS no Tocantins, Frederico Frederique Silvério, abordou a Transparência na Gestão do SUS e as especificidades das regiões Norte e Nordeste. “O termo transparência é baseado nos princípios da administração pública. Uma gestão transparente é aquela que atende na integralidade, em especial ao princípio da eficiência, princípio novo do nosso ordenamento jurídico que vem mudar um pouco esta sistemática da gestão burocrática para uma gestão mais voltada nos resultados”, informou.

Um participante que está aproveitando é o secretário de Saúde de Santarém (PA), Valter Pinheiro. “Aqui temos secretários das regiões Norte e Nordeste com experiências diferentes e isso tem propiciado o debate, a troca de experiências, que é muito importante para administração do SUS”, ressaltou.

Programação

Entre as oficinas disponíveis para interessados em se atualizar sobre temas da Vigilância em Saúde estão: Oficina sobre Investigação de Surtos, Oficina sobre Preparação e Resposta à Emergência em Saúde Pública por Seca e Estiagem; Oficina sobre Eliminação do Tracoma como Causa de Cegueira no Tocantins e Oficina sobre Como Elaborar o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento de Doenças não Transmissíveis.

Para interessados em temas ligados à Atenção à Saúde, há Oficina sobre Redes de Atenção à Saúde: Integração de Serviços e Desafios para Continuidade do Cuidado; Oficina sobre Programa de Melhoria de Acesso de Acesso da Atenção Básica (PMAQ): Autoavaliar para Organizar e Qualificar o Cuidado; Oficina sobre Programa Mais Médicos para o Brasil; Oficina sobre Qualificação da Assistência Farmacêutica Norte Nordeste e Oficina sobre Saúde Indígena.

Casa das Polpas

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA