Moradores do setor Taquari, na região sul de Palmas, convivem com o mesmo problema cada vez que chove: lagoas que se formam no meio das ruas. Com isso, enfrentam dificuldade para entrar nas casas e ainda precisam aguentar o mau cheiro.
“Quando chove forte alaga tudo. É o Taquari todo assim, não é só aqui”, disse o segurança Odenir Rodrigues. “Toda vez que chove é esse piseiro dessa água [sic]. Incomoda muito e fede, porque a água fica fedendo”, afirmou a aposentada Maria Borges.
A reportagem da TV Anhanguera encontrou a mesma situação em praticamente todo o setor Taquari. Algumas ruas, inclusive, já viraram verdadeiros atoleiros. Em outras, a água se mistura com o lixo.
Conforme os moradores, o problema começou depois que a rede de esgoto foi feita. “Tenho filhos pequenos e com essa lama eles pegam micose, porque têm bicicleta e brincam na rua e até vindo da escola. Ficam suscetíveis às doenças e todo tipo de coisa que essa lama pode trazer”, disse o vendedor Antônio Balbino.
Uma das ruas, em frente ao colégio estadual Maria dos Reis Alves Barros, foi totalmente tomada pela água e o capim está crescendo no meio da via. “É muito difícil isso aqui. Porque tem o risco da dengue e eu tenho quatro crianças em casa”, alertou a moradora Elaine Faria.
A Prefeitura de Palmas disse que existe um cronograma de trabalho para o Jardim Taquari. E que o setor vai receber serviços de patrolamento ainda nesta semana.