Prefeitura informou que, caso a roçagem não seja feita pelo proprietário, irá limpar, mas serviço será cobrado. Mato alto pode causar infestação de insetos e insegurança.
Os moradores que possuem lotes vazios em Gurupi, no sul o Tocantins, devem ficar atentos ao prazo para roçagem dos terrenos. É que a prefeitura informou que a limpeza deve ser feita até o próximo domingo (6). Quem não obedecer ao prazo pode ser multado em mais de R$ 300.
O diretor da receita do município, Mário César Lustosa, conta que há reclamações constantes relacionadas ao mato alto em lotes desocupados. Além de aumentar a quantidade de insetos, os locais podem servir de esconderijo para criminosos.
Ele lembra que a responsabilidade pela limpeza dos terrenos é do proprietário e que todos já haviam sido notificados com antecedência. “Esse imóvel não pode ficar sujo. Caso ele não faça, a prefeitura vai fazer e cobrar pelo serviço”, explicou.
O representante da prefeitura informou ainda que a taxa cobrada pela prefeitura é cerca de R$ 320. O valor é uma penalização e é mais alto do que o preço que o proprietário gastaria contratando um serviço particular. “Muita gente pergunta porque a prefeitura cobra um valor alto. A prefeitura não quer competir com quem realiza esse tipo de trabalho”, disse Mário.
Os lotes desocupados devem ser roçados durante todo o ano. A ação é somente para chamar a atenção dos moradores sobre o perigo da sujeira durante o período chuvoso.